Segue até o dia 18 de novembro, o prazo de inscrição de projetos para a Operação 2011 do Sinapse da Inovação. As ideias de novos negócios ou produtos devem ser postadas no portal (www.sinapsedainovacao.com.br), até a terceira semana de novembro, e a partir desta data, 300 delas serão selecionadas para virar projetos de empreendimentos após cursos de capacitação à distância que serão oferecidos pela Fundação CERTI (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), instituição realizadora do Sinapse e pelo SEBRAE/SC.

Estudantes, professores e profissionais de qualquer área podem participar. Cada projeto selecionado receberá R$ 50 mil. Até a data de hoje (8) o portal eletrônico do programa, contava com 328 ideias cadastradas.

O Sinapse de Inovação é um programa promovido pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, e pelo SEBRAE/SC.

Projetos da região já foram contemplados

Na região Norte de Santa Catarina a coordenação do programa é feita pelo Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec. Em 2010, oito projetos foram aprovados para a iniciativa, dos quais, cinco estão sendo desenvolvidos por empresas sediadas no JaraguaTec.

O projeto de captação de energia solar, desenvolvido pelo engenheiro eletricista Levi Santos Cidral Junior, que tem sua empresa incubada na JaraguaTec, foi um dos contemplados no programa Sinapse da Inovação. Ele recebeu um incentivo de R$50 mil para a aplicação do projeto.

O programa conta com a parceria da FAPESC (Fundação de Aparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e Fundação CERTI.