Seminários de Defesa e Socialização de Artigo Científico marcam o ápice da formação para 23 acadêmicos de Direito.

A Católica SC realizou nos dias 6, 10 e 11 de julho, na unidade de Jaraguá do Sul, o Seminário de Defesa e Socialização de Artigo Científico. Durante o evento, 23 acadêmicos de Direito apresentaram para uma banca a pesquisa realizada ao longo de um ano nas disciplinas de Pesquisa em Ciência Jurídica – Projeto e Pesquisa em Ciência Jurídica – Trabalho de Conclusão de Curso. As defesas foram feitas por cinco duplas e 13 estudantes na modalidade individual.

As bancas foram compostas pela professora Luiza Landerdahl Christmann, pelo orientador do trabalho e por um terceiro professor avaliador, ligado ao tema em questão. “A importância do seminário é ir além dos aspectos práticos e técnicos do mercado de trabalho e propor uma reflexão mais completa do direito. Desta forma, capacitamos os alunos para pensar cientificamente e exercitar o senso crítico”, explica Luiza, responsável pelo seminário. “Para os estudantes, foi um momento de consagração dos cinco anos de curso. É o ápice da caminhada acadêmica, o resultado de toda a dedicação”, acrescenta.
As apresentações dos artigos científicos de conclusão do curso ocorreram presencialmente, por solicitação dos próprios acadêmicos, e levaram em consideração as normas de distanciamento por conta da pandemia. Pela primeira vez, contaram também com transmissão simultânea via Youtube, acesse e confira aqui.

Amigos, familiares e colegas puderam assistir e compartilhar a conquista dos acadêmicos em segurança, no conforto de seus lares. Mais de 1,1 mil pessoas prestigiaram virtualmente os seminários.

Carolina Pinto Ribeiro Gomes apresentou, juntamente com a sua irmã Camila, um dos trabalhos que se destacou, na avaliação da professora Luiza. O tema do artigo científico era “Cláusulas Abusivas de Reajuste por Faixa Etária contra o Consumidor Idoso nos Planos de Saúde: uma Análise Jurisprudencial do Tribunal da Justiça de Santa Catarina”. “Tivemos amigos, familiares e nossos pais assistindo. Acredito que dessa forma on-line até foi melhor, o número de pessoas que puderam assistir foi maior do que se fosse integralmente presencial”, avalia Carolina.