Convidada pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, a reitora do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, Pedra Santana Alves participou da sessão plenária do Poder Legislativo na terça-feira, dia 30.

Ela fez um relato sobre as atividades da Instituição, salientando aos parlamentares a repercussão positiva que o processo de transição da antiga marca Unerj para a Católica Santa Catarina tem recebido junto a diferentes segmentos da sociedade. “Foi um processo de mudança muito transparente, antes de consolidarmos a transição visitamos todas as lideranças da comunidade, o poder público e as entidades empresariais, explicando a importância deste projeto para um fortalecimento ainda maior do ensino superior da nossa região”, comentou Pedra.

Os parlamentares destacaram o forte vínculo que a Católica passa a ter com a comunidade, enfatizando a visão social e o compromisso com o desenvolvimento de Jaraguá do Sul e Santa Catarina. “A Católica é um nome muito forte, uma referência internacional, o que proporciona o reconhecimento a estudantes e professores. Para os acadêmicos esse é um avanço muito significativo, pois eles passam a receber o diploma da Católica Santa Catarina”.

Conforme a reitora, as perspectivas são muito promissoras para a comunidade na medida em que as boas práticas que a PUCPR já adota há muitos anos beneficiarão vários setores. A meta é alinhar a grade de cursos de graduação e de pós-graduação, atividades de pesquisa e extensão, com a realidade do mercado e com as aspirações do município e região com forte ênfase na sustentabilidade e responsabilidade social.

“Teremos, a exemplo do que já estamos realizando, muitos projetos envolvendo a comunidade, realizando pesquisas para sabermos qual a demanda que a sociedade deseja ter atendida”. Um dos objetivos que a reitora aponta é o de ampliar a presença dos acadêmicos nos projetos comunitários, com dedicação de 30 horas. A participação em atividades comunitárias está prevista na nova matriz curricular e sem essa participação o acadêmico não poderá obter a formação. Hoje a Católica conta no câmpus Jaraguá do Sul com cerca de 200 alunos atuando em diversas ações comunitárias.

IMG_6096.JPG 240x240