Quatro aprovados na 5ª edição do Sinapse da Inovação – que abriu inscrições entre setembro e novembro do ano passado – são de Jaraguá do Sul. No total, 100 propostas inovadoras de todo o Estado foram selecionadas na iniciativa. O programa tem o objetivo de estimular o empreendedorismo, transformando ideias visionárias em negócios de sucesso. O resultado foi divulgado no último dia 31 e pode ser conferido aqui.

Rafael da Veiga Cabral apresentou a proposta “Aplicativo Game Assistant e Joystick Virtual para PC”, na categoria TI e Comunicação; Robson Costa trouxe o projeto “Watch4care – Sistema de Apoio Domiciliar a Idosos”, na categoria “Eletrônica”; Bruno Emilio Lamb propôs a ferramenta CTMI – Cutting Tool Management by Image”, na categoria “Gestão”; Kirk Douglas de Souza Bardini é um dos desenvolvedores da plataforma web “Quem Vai? – Junte Pessoas. Colecione Experiências”, na categoria TI e Comunicação.

O Sinapse da Inovação é uma iniciativa do governo estadual, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), e realização da Fundação CERTI. O programa visa identificar ideias inovadoras e com potencial de se tornarem negócios de sucesso, dando suporte necessário à estruturação da empresa e ao aperfeiçoamento do produto ou serviço inovador.

Nesta edição, foram submetidas 1.719 propostas. Desse total, 200 chegaram à penúltima etapa do processo e, por fim, 100 foram selecionadas para receber, cada uma, R$ 60 mil em recursos da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), consultorias e cursos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae), além de bolsas para os empreendedores.

O Sinapse da Inovação é uma iniciativa do governo estadual, com apoio do Sebrae/SC e realização da Fundação CERTI (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras). O programa oferece o suporte necessário à estruturação da empresa e ao aperfeiçoamento do produto ou serviço inovador. Desde o seu lançamento, em 2008, até a 4ª edição, em 2014, o Sinapse apoiou a criação de 294 empresas, que geraram 1.200 postos de trabalho.

Na região Norte de Santa Catarina, a coordenação do programa é feita pelo Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec, anexo à Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul.

Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site sc.sinapsedainovacao.com.br, ou diretamente com o diretor executivo do JaraguaTec, Victor Danich, pelo telefone (47) 3275-8267 ou pelo e-mail vadanich@jaraguatec.org.br.