“Conhece a ti mesmo.”

A provocação que intriga a humanidade desde os tempos da Grécia antiga é ainda válida para 2020. Para quem quiser embarcar nesta fascinante jornada, poderá se beneficiar da experiência e conhecimento de um profissional capacitado como é o psicólogo. Nortear o autoconhecimento e o desenvolvimento da maturidade emocional é uma missão e tanto. Por isso, a psicologia se concentra no estudo de fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano.

Por meio da observação, o profissional é capaz de traçar um diagnóstico e atuar na prevenção e tratamento de doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Uma vez formado, poderá escolher dentre uma gama opções em áreas de atuação, tais como: clínica, escolar, organizacional, docência, comunitária, pesquisa, jurídica e esporte, dentre outras. Terá campo de atuação em setores de saúde públicos ou privados, empresas, indústrias, instituições de ensino, instituições esportivas, ONGs, presídios e Caseps, serviços de mediação familiar, consultoria e assessoramento.

A Católica SC forma profissionais atentos às necessidades sociais e aos direitos humanos, com o objetivo de promover a qualidade de vida. A matriz do curso foi construída tendo como objetivo proporcionar ao acadêmico, além das disciplinas obrigatórias e clássicas, oportunidades para complementar sua formação com diferentes componentes curriculares. Ao optar por uma ou ambas as ênfases oferecidas pelo curso – ênfase em psicologia e processo de gestão e/ou ênfase em psicologia e processos de prevenção e Promoção da Saúde -, o acadêmico cursará disciplinas e estágios específicos de sua ênfase. A inter e multidisciplinaridade são estimuladas por meio dos projetos de aprendizagem colaborativa, projetos comunitários e projetos de pesquisa de Proinpes e TCC.

O centro universitário conta com estruturas de apoio como a clínica-escola e os laboratórios de anatomia, fisiologia e neurofisiologia; de análise experimental do comportamento; e para vivências de processos grupais.