A Católica de Santa Catarina prorrogou até domingo, 24, a Avaliação Institucional 2015/1. Alunos e professores devem responder ao questionário no site 10.100.3.85. O objetivo da ação é avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
A Avaliação Institucional acontece semestralmente. O processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), constituída por representantes da gestão institucional, dos professores, do corpo técnico-administrativo, dos alunos e da sociedade civil organizada. Com os dados coletados nessa avaliação são propostas ações que buscam melhorar a qualidade do ensino.
“Quanto mais pessoas participarem, mais segurança teremos sobre os aspectos que precisam ser melhorados. O questionário deve ser respondido com compromisso e responsabilidade” – comenta a coordenadora do Setor de Avaliação Institucional, Susana Hintz.
A Avaliação Institucional segue a orientação do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), criado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) para auxiliar as instituições de ensino superior no planejamento de ações para aprimoramento do ensino.
A coordenadora do Setor de Avaliação Institucional destaca que várias melhorias foram realizadas na instituição a partir dos resultados das últimas avaliações.
Clique aqui para responder à Avaliação Institucional 2015/1.
Confira abaixo as melhorias realizadas na Instituição a partir de sugestões indicadas nas últimas avaliações institucionais
– Formação continuada dos professores, com realização de oficinas pedagógicas e palestras tendo em vista a melhoria dos processos de ensino.
– Divulgação dos documentos institucionais, possibilitando a apropriação da missão institucional pela comunidade acadêmica a partir de sua disponibilização nos espaços físicos e online da IES.
– Criação das salas de estudo na unidade de Jaraguá do Sul, disponibilizando aos estudantes espaços específicos para que possam estudar com tranquilidade e concentração.
– Modernização dos banheiros dos Blocos C e D na unidade de Jaraguá do Sul.
– Atuação do Núcleo de Assessoramento Pedagógico (NAP) no assessoramento aos coordenadores de curso e orientação aos docentes sobre os procedimentos pedagógicos institucionais tendo em vista à excelência no ensino.
– Participação dos coordenadores de curso em momentos de formação continuada, possibilitando a melhoria do processo de gestão acadêmica dos cursos de graduação.
– Construção das passarelas entre a Biblioteca e o Bloco B e entre os Blocos G e H na unidade de Jaraguá do Sul.
– Ampliação e atualização do acervo da biblioteca nas unidades de Jaraguá do Sul e Joinville, com aumento do número de exemplares existentes e acesso a autores reconhecidos e conteúdos atualizados nas áreas dos cursos.
– Criação do Serviço de Orientação Universitária – SOU, oferecendo atendimento a estudantes, professores e coordenadores de curso nas dimensões bio-psico-social-espiritual e humanismo cristão, orientando-os quanto a sua inserção e manutenção no ensino superior.
– Pavimentação do acesso aos estacionamentos na unidade de Jaraguá do Sul.
– Criação de Grupos de Trabalho (GT’s) – GT Acessibilidade, com a promoção de ações relacionadas à acessibilidade (estrutural, pedagógica e atitudinal) e inclusão das pessoas com deficiência e com necessidades educacionais especiais; e GT Matemática e Física, com a realização de estudos para melhoria da prática pedagógica dos professores que atuam nessas áreas.
– Recepção dos calouros pela Reitoria, oportunizando aos estudantes ingressantes um momento de integração e conhecimento sobre a instituição.
– A cada início de semestre ocorre o Nivelamento de Matemática, que objetiva possibilitar aos acadêmicos ingressantes nos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação uma revisão de conteúdos de matemática relevantes para o bom desempenho no curso.
Confira abaixo os projetos implantados na Instituição a partir de pesquisas com os funcionários técnicos-administrativos
Projeto Formação em Valores Maristas – possibilidade de professores e técnicos-administrativos se familiarizarem com os valores institucionais.
Partilha e Escuta – realização de encontro quadrimestral de funcionários e professores com o Reitor, que ocorre com o objetivo de promover a escuta e o diálogo entre os participantes sobre assuntos diversos da instituição.
Multiplicar – criação de mural com informações institucionais, culturais e de interesses institucionais, que quinzenalmente são atualizadas.
Presença Significativa – encontro mensal de grupos de colaboradores com o Reitor, que visa ao diálogo informal e descontraído a respeito das percepções sobre a instituição e a integração.
Comunicar (comunicação via e-mail marketing) – padronização da comunicação para os funcionários e professores.
Aniversariantes do Mês – celebração pela vida dos aniversariantes do período, com momento de espiritualização.