Os médicos e outros profissionais que prestam atendimentos por meio do SAMU e Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul poderão contar em breve, com o auxílio da tecnologia nas ambulâncias, para armazenamento de dados dos pacientes.  A solução apresentada pela dupla de acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Patrícia Terhorst e Artur Fernando Giovanella é substituir a papelada de um prontuário físico, por arquivos eletrônicos a serem transportados em forma digital pelo profissional de saúde, na memória de um tablet.

Além da comodidade e segurança no transporte da informação, Patrícia destaca a vantagem da preservação dos dados dos pacientes que são atendidos por esses serviços de saúde. “Este prontuário foi elaborado para facilitar, agilizar e também garantir integridade das informações durante um atendimento de emergência móvel, por meio de armazenamento das informações do atendimento em um banco de dados específico, evitando desta forma, rasuras e até o extravio de alguma folha que seriam úteis em uma consulta posterior. Além disso, será possível encaminhar em tempo real as informações para o hospital que irá receber este paciente e fará o atendimento final”, afirma a Patrícia. O trabalho de pesquisa dos acadêmicos será apresentado a toda comunidade nos dias 22 e 23 das 18h30min às 21h30min nos Blocos F e G da Católica de Santa Catarina.  

Todo o projeto foi desenvolvido tendo como base o formulário em papel utilizado em campo pela equipe de atendimento do SAMU. A plataforma escolhida para manter o sistema foi a Android, ainda pouco conhecida pelos programadores, por isso, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos, durante o desenvolvimento da pesquisa, foi encontrar informações. “Tivemos que buscar todo conhecimento disponível em livros e fóruns de pesquisa na internet. Só assim, conhecendo um pouco a ferramenta de trabalho e todas as funcionalidades que ela pudesse nos disponibilizar, foi possível modelar o conjunto de informações que até então só estavam em uma folha de papel, para o meio digital”, diz Artur Fernando.

 Tendo como base as informações contidas neste sistema computacional portátil, os profissionais poderão também gerar relatórios sobre os atendimentos. Os relatórios serão bem completos, oferecendo informações sobre data, locais, atendimentos, tipos de atendimento, situações de pós-ocorrência, entre outros. Esse recurso auxiliará os gestores na tomada de decisões, sempre com o objetivo de melhorar a prestação do serviço.

Os acadêmicos comentam que o já desenvolveram uma parte do software, tendo a parte de cadastros e algumas funcionalidades de atendimento já em funcionamento no tablet. “Estamos na fase de desenvolvimento, já concluímos a parte de pesquisa relacionada como seria montado o software, já a pesquisa em relação à plataforma de desenvolvimento está sempre sendo aprimorada”, concluem.