Hoje, dia 18 de setembro de 2012, ficará marcado na memória de 40 crianças e adolescentes da Escola Francisco Solamon, do Bairro Santo Antônio, em Jaraguá do Sul. A data é especial porque iniciaram-se as atividades do Projeto “Lutar pela vida”, que oferecerá aulas gratuitas de karatê para crianças de 10 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa social é da Católica de Santa Catarina em parceria com o Grupo Marista e ADIPROS – Associação Diocesana de Promoção Social de Joinville.

O refeitório da escola virou um espaço para aulas de karatê tomado pelos tatames e por alunos devidamente uniformizados com quimonos. A empolgação estava estampada nos rostos dos jovens atletas, que atentos às orientações do professor, repetiam os golpes de karatê em grupo. Fernanda Cristina Junks e o colega Alison França de Oliveira, de 12 anos, estavam felizes e ansiosos para o início das aulas. “Quando eu recebi a notícia de que havia sido selecionada, fiquei muito contente”, afirmou Fernanda. O estudante Alison não foi escolhido na primeira seleção. Ele precisou esperar surgir uma vaga para ser matriculado. “Eu fiquei muito alegre, quando o diretor Luciano me disse que poderia participar das aulas. Eu gosto muito de esporte, pesquisei sobre o karatê e achei muito legal”, afirma.

A apresentação dos pequenos karatecas foi assistida por membros da diretoria, secretaria e APP da escola, por representantes da Católica SC, do Grupo Marista e da Diocese de Joinville. Além disso, também estiveram presentes o Secretário de Educação Silvio Celeste e a Secretária de Assistência Social do município, Edimara de Souza.

Representando o Bispo Dom Irineu Scherer, o padre Ivanor Maiewiski elogiou a iniciativa da Católica SC e destacou o caráter social do esporte. “O ser humano é como um tripé, formado pela área psíquica, física e espiritual. Temos que cuidar igualmente das três áreas. O esporte é uma forma de cuidar da saúde e da parte física do ser humano. Além disso, ele auxilia na composição dos valores e caráter das pessoas”, afirmou o padre.

Irmão Evilázio Tambosi, representante do Grupo Marista, iniciou sua fala com a seguinte frase: “O sonho é a matéria-prima da realidade”. Ele destacou que o desejo de realizar esse projeto em Jaraguá do Sul era antigo e enfatizou a importância do comprometimento das crianças, tanto com as atividades do projeto, quanto em colocar em prática todo o aprendizado adquirido. “Nós, como Irmãos Maristas, temos a missão de ajudar as pessoas a criar sentimentos de cidadania e amor ao próximo. Queremos que esses alunos façam a diferença onde estiverem”, disse.

Aproveitando a mensagem, o professor Luciano José Ross, diretor da Escola Francisco Solamon, acrescentou a grande oportunidade que as crianças têm de poder praticar um esporte e desenvolver a cidadania e o senso humanista. “São três coisas que deixo como mensagem: que vocês preservem a imagem de vocês, a imagem da família e da escola. Independente do lugar que vocês estejam, o respeito e a educação devem prevalecer”, afirmou o professor.

Sobre o Projeto “Lutar pela vida”

O projeto visa oferecer aulas gratuitas de karatê e cidadania para 40 crianças com idade entre 10 e 14 anos. “Além do estímulo ao esporte, o projeto também objetiva dar oportunidade de inclusão social e fortalecer valores por meio de palestras orientativas que ajudam na preparação para a vida. O karatê foi escolhido, pois é muito mais que simplesmente uma atividade física. Ele associa muitos conceitos, disciplinas e comportamentos para a vida das pessoas, e pode contribuir, de forma lúdica, para a formação de crianças e jovens”, confirmou o professor Robert Burnett, reitor da Católica de Santa Catarina.

As crianças terão aulas nas terças e quintas-feiras, no contraturno escolar. A Católica SC oferece os quimonos e lanches no período em que os alunos estiverem em atividades. Além disso, a Instituição também é responsável pela contratação do professor de karatê e pela orientadora pedagógica que acompanhará os alunos e suas famílias.

O reitor acrescentou que a escolha do Bairro Santo Antônio e da Escola Francisco Solamon para sediar o projeto social teve o aval do promotor da Infância e Adolescência de Jaraguá do Sul, Dr. Rafael Meira Luz.

Mais informações pelo telefone (47) 3275-8237.