Foram retomadas no último dia 16 (segunda-feira) as atividades do Projeto “Lutar Pela Vida”, que acontece na Comunidade Santa Terezinha, loteamento Parque Joinville no Bairro Aventureiro. A iniciativa é da Católica de Santa Catarina em parceria com a ADIPROS (Associação Diocesana de Promoção Social) de Joinville.

O projeto tem por finalidade, oportunizar a inclusão social por meio do esporte, com aulas de karatê e fortalecer valores de cidadania, respeito e educação as crianças e adolescentes através de palestras e outras atividades que contribuem na preparação para a vida. Para essas ações, a Católica de Santa Catarina mantém uma equipe que é responsável pelas aulas na modalidade esportiva, das palestras educativas e em visitas aos pais para orientações, fornecendo quimonos para as aulas de karatê e alimentação no período em que os participantes estiverem em atividades.

São cerca de 80 alunos entre 7 e 14 anos participantes do projeto, que praticam aulas de karatê de manhã e a tarde de segunda a quinta-feira. Elisângela Socorro Teodoro, professora e coordenadora do Projeto comenta que as palestras são de caráter social, tendo como temas, cidadania, saúde, respeito, nutrição, educação entre outros.  A programação de palestras é feita através de convênio informal com a Univille. “Os acadêmicos orientados pelos professores conversam e orientam as crianças e adolescentes”, afirma a professora, acrescentando que a primeira palestra acontecerá no mês de fevereiro, devido ao início do ano letivo da Instituição.

Além do caráter de inclusão social da iniciativa, outra intenção também norteia a coordenação do projeto. “Temos o objetivo de treinar os alunos que se destacarem para disputa de campeonatos de karatê, dando a essas crianças chances de serem atletas profissionais”, finaliza Elisângela. Já no mês de março deste ano, os jovens que apresem mais potencial, terão treinamento especial nas sextas-feiras. “Poderei cobrar mais preparo, técnica, fôlego e empenho dessas crianças” diz a professora.

Mais informações pelo telefone (47) 3473-1806 na Comunidade Santa Terezinha.