Católica SC, Prefeitura de Joinville e Amunesc inauguram melhorias em praça no Jardim Paraíso. O evento contou com a presença do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin

No dia, 3 de dezembro, profissionais da Católica de Santa Catarina, da Prefeitura de Joinville e da Amunesc (Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina) inauguraram as melhorias realizadas na praça localizada ao lado da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Jardim Paraíso 4, que fica na Estrada Timbé.

Isso aqui é fantástico, um exemplo do potencial de transformação humana e como ele se irradia. O projeto comprovou como é possível refazer um ambiente de forma econômica e sustentável. A árvore que transplantamos para esta praça é um símbolo de que podemos sempre nos reinventar e pensar de forma diferente. Queremos que ela seja a primeira de muitas outras a serem salvas e colocadas em nossas praças, para proporcionar sombra. Essa praça também é uma demonstração de que estamos olhando e pensando com carinho em toda a cidade”, afirma o prefeito Adriano Silva.

A ação de revitalização da praça é fruto de projeto de intervenção para adequação de espaços públicos com equipamentos sustentáveis e ocorre por meio do Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional), em parceria com a Amunesc e Prefeitura. ”Queremos aprimorar os espaços de convívio e de lazer por toda a cidade. Agradeço a todos que acreditaram nesse projeto, trabalharam por ele e, em especial, aos acadêmicos e professores da Católica SC. Agora, ficamos na torcida para que a comunidade aproveite. O espaço é da cidade e para a cidade”, pondera a vice-prefeita Rejane Gambin.

Agradecemos ao Governo do Estado, que concedeu as bolsas. Muitos estudantes só podem fazer a graduação graças aos recursos disponibilizados. E as bolsas não transformam só as vidas deles e de seus familiares, mas transformam também a nossa comunidade. Nossa gratidão também à Prefeitura, à Amunesc, aos parceiros envolvidos, aos nossos alunos e professores e para a comunidade do Jardim Paraíso“, acrescenta o reitor Cleiton Vaz.

No domingo, 5 de dezembro, foi a vez da comunidade participar de um evento de inauguração. Entre 9 e 12h, o local reuniu atrativos gastronômicos, como algodão doce e pipocas. Se não houver chuva, o Wickedbotz, grupo de robótica do centro universitário, promoverá uma luta de robôs no local.

O projeto

As atividades do projeto de revitalização da praça iniciaram em junho, com a acolhida dos bolsistas, e foram divididas em três etapas executivas: a abordagem técnica das temáticas do projeto; a visita a campo para reconhecimento da área e levantamento dos dados e dimensionamento dos brinquedos reciclados; e execução na praça, iniciada em 23 de novembro, paralelamente com a conscientização sobre a coletividade, o uso adequado e a manutenção.

As atividades presenciais ocorreram com os grupos divididos em pequenas equipes e levando em consideração os protocolos do centro universitário para prevenção da Covid-19. Cerca de 80 alunos atuaram no desenvolvimento do projeto, divididos em equipes de Projeto, de Mídias, de Contas, de Relacionamento e de Relatório. A coordenação ficou por conta da professora Carine Cardoso dos Santos, com o apoio da professora Geórgia Campos, da professora coordenadora de extensão Mara Isa Battisti Raulino e da colaboradora Claudia Regina Knetschki, na condução das atividades administrativas.

“A participação no projeto proporcionou aos acadêmicos trabalhar a questão da sustentabilidade, tão relevante nos dias atuais; o desenvolvimento de uma visão social focada na resolução dos desafios da região onde estão inseridos, o que será muito importante para eles também enquanto profissionais; e a aplicação de seus conhecimentos para aprimorar um espaço de convivência social”, conta Carine.

“Na arquitetura, criamos e desenhamos. Com o projeto, tivemos a oportunidade de ir além e pensar também na execução. Foi muito gratificante aprender com os colegas de outros cursos e das demais equipes”, acrescenta Vinicius Martini dos Santos, acadêmico do sexto período de Arquitetura e Urbanismo.

Parte dos recursos para o desenvolvimento e execução do projeto foram provenientes do valor concedido por acadêmico pela SED (Secretaria de Estado da Educação), além de uma bolsa anual de estudos com gratuidade de 100% do valor da mensalidade do estudante no curso de graduação. O projeto também contou com trabalhos e doações de outros órgãos do poder público, como a Câmara de Vereadores e a Polícia Civil; da comunidade, com a participação da Associação de Moradores do Guanabara e de moradores do Jardim Paraíso; e de empresas da região, como a Fredy Pneus e a Tintomax. Os grupos da UBSF participaram da execução das atividades e com sugestões de melhorias.

A proposta teve como inspiração o projeto Ecopark Oeste, de Cascavel (PR), e está alinhada aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 3-Saúde e Bem-estar, 11-Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17-Parcerias e Meios de Implementação.

As melhorias

• Plantio de mais de 600 mudas de flores, de 300m² de grama e de três quaresmeiras, árvore de médio porte.
• Colocação de 600 corpos de prova para realizar a separação dos espaços.
• Aproximadamente 160 pneus foram utilizados para compor a estrutura e permitir a instalação de três brinquedos de montaria, uma escada, dois pula-pula, uma ponte túnel e obstáculos. Os equipamentos foram projetados para estimular a cooperação, integração e desenvolvimento cognitivo.
• Instalação de 17 floreiras feitas a partir de pneus.
• Disponibilização de três bancos produzidos com materiais sustentáveis.
• Transplante de um Pau-ferro, espécie de grande porte, para proporcionar sombra no local.
• Reforma, pintura e reposição de equipamentos da Academia da Terceira Idade.
• Instalação de uma estrutura de pergolado com espaço instagramável, que receberá, ainda, um mural do artista plástico José Malinoski.
• Montagem de uma horta comunitária com mudas de alecrim, chuchu, couve, gengibre, hortelã, manjericão, mostarda e salsa.
• Instalação de dois caminhos sensoriais, com pedras, grama e serragem. Proposta é desenvolver o tato.
• Reforma do bicicletário.
• Manutenção da iluminação.

Guaramirim também será contemplada

A Católica SC conta atualmente com 163 bolsistas do Proesde ao todo, somadas as unidades de Jaraguá do Sul e de Joinville. Os acadêmicos de Jaraguá do Sul direcionaram seus esforços para melhorias em um espaço público localizado na rua Isidorio Decker, Bananal do Sul, em Guaramirim. A inauguração foi no dia 4 de dezembro, a partir das 9h, também com a presença do grupo Wickedbotz.

O Proesde

O Proesde faz parte do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU e consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante/bolsista enquanto cidadão e profissional. O programa potencializa a capacidade do acadêmico de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região.

A iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento das regiões por meio da concessão de bolsas de estudo para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e licenciatura nas instituições de ensino superior (IES), mantidas por fundações educacionais de ensino superior. No ano de 2021, o foco de atuação do Proesde é por meio de projetos de intervenção, elaborados pelas IES. Este é o segundo ano em que a Católica SC participa do programa.

Conheça um pouco mais dos projetos entregues aqui

Sobre a Católica SC

A Católica SC está organizada em dois centros universitários, localizados em Jaraguá do Sul e em Joinville, e polos, em Itajaí e em Florianópolis. Conta com cursos de graduação, pós-graduação, Educação Executiva e Educação a Distância (EaD). Em 31 de agosto, completou 48 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço polo inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro. 

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Tenente Silveira, 221, Centro. O Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Joinville ocupa atualmente o prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade.