A partir deste sábado, a Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, sedia a primeira edição do Projeto de Alfabetização da Linguagem Oral, Escrita e Matemática. A iniciativa oferece reforço escolar a estudantes do 3º ao 5º ano que possuem dificuldades nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Os alunos beneficiados são da Escola de Educação Básica Julius Karsten, no bairro Rau.
As aulas são gratuitas e acontecerão durante oito sábados, das 8h30 às 10h30, no bloco C. Os encontros terão a participação dos professores Mirian Oberziner, Ana Paula Bertoldi Oberziner e Marcelo Zanin da Rosa, e de 20 acadêmicos de diversos cursos de graduação oferecidos pela instituição. A expectativa é de que sejam atendidos cerca de 20 alunos.
A iniciativa é promovida pelo Projeto Comunitário da Católica de Santa Catarina. A coordenadora de Projetos Comunitários e Extensão, Diva Spezia Ranghetti, comenta que os estudantes irão aprender os conceitos de matemática e língua portuguesa através de atividades lúdicas que estimulam o aprendizado e a leitura.
“Cada acadêmico trabalhará com grupos pequenos de alunos. Dessa forma, também será possível focar nas dificuldades específicas das crianças”, comenta.
Paralelamente, o Projeto Comunitário também oferece aulas de reforço escolar nas disciplinas de matemática e inglês na Escola Municipal Renato Pradi, no bairro São Luís. A proposta atende alunos do 7º, 8º e 9º ano.
A Católica de Santa Catarina inseriu o Projeto Comunitário na grade curricular em 2010. Os acadêmicos de todos os cursos precisam cumprir 30 horas de disciplina, participando dos projetos sociais oferecidos pela instituição. A iniciativa também é voltada para os bolsistas, que devem participar de 20 horas por semestre de atividades socioeducativas.
Outras informações sobre os projetos desenvolvidos podem ser obtidas pelo telefone 3275-8330.