A partir deste ano letivo, acadêmicos dos cursos de graduação do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, do câmpus de Jaraguá do Sul estão tendo a oportunidade de participar de atividades na comunidade. Com a prestação de serviços voluntários fora dos horários de aulas, eles exercem a cidadania por meio do voluntariado, atuando em instituições sociais em várias áreas no município.

Conforme Márcia Zanievicz da Silva, professora responsável pelo Núcleo de Projetos Comunitários, a participação dos acadêmicos em serviços voluntários passou a integrar a matriz curricular da Instituição em 2010. Cada aluno deve dedicar 30 horas em qualquer ação social, independente do curso em que está matriculado.

“O Projeto Comunitário é um momento de aprendizagem, de solidariedade e de prática da cidadania, que extrapola o conteúdo adquirido em salas de aula e com os livros. É uma oportunidade que o estudante tem de desenvolver alguma atividade e desta maneira contribuir para uma sociedade melhor”, resume Márcia, que atua no Núcleo de Projetos Comunitários ao lado do professor João Arnoldo Gascho e de Iracilda Maria Urio Bruch.

Já contam com a participação de acadêmicos entidades como o Centro de Resgate Social, Hospital e Maternidade Jaraguá, Casa Aloísio Boeing, SESC, entre outras. Márcia cita vários exemplos da atuação dos voluntários, como na orientação ao uso de equipamentos de informática para pessoas que não têm acesso aos meios digitais; participação no desenvolvimento de oficinas educativas; atividades de recreação em hospitais e casa de idosos, entre outras ações.

Mais informações pelos telefones (47) 3275-8200/8330 e pelo e-mail projetocomunitario@catolicasc.org.br.