O Projeto Comunitário da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul conclui no final deste mês, duas importantes ações do segundo semestre, os projetos de Inclusão Digital e de Reforço Escolar.

A Inclusão Digital, realizada nos laboratórios da própria Católica, proporcionou condições a mais 30 adultos e idosos de ingressarem no mundo da informática. O curso, monitorado por 12 acadêmicos, que cumprem o componente curricular Projeto Comunitário, ensina os elementos básicos do uso do computador. “É interessante observar como as pessoas, temerosas e inseguras diante de um equipamento desconhecido para elas, e que muitas julgam ser apenas “coisa para jovens”, sentem-se alegres e reconhecidas por não mais se sentirem excluídas de uma realidade importante na vida moderna”, afirma o Professor João Aroldo Gascho, do Núcleo de Projetos Comunitários da Católica SC. Ao todo, desde 2011, 280 adultos/idosos já participaram deste projeto.

Já o projeto de Reforço Escolar foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica Renato Pradi, no Bairro Jaraguá Esquerdo, com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Impactando com aulas de inglês e/ou matemática, especialmente crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem nessas disciplinas. Também foram desenvolvidas atividades de Xadrez e Informática. Aproximadamente 80 alunos da unidade escolar participaram do projeto.

Como encerramento das atividades do projeto, os estudantes farão uma visita à Católica SC, no próximo dia 30 (sábado). Eles conhecerão os laboratórios de Engenharia e receberão Declaração de Participação no Projeto. O Reforço Escolar é realizado a cada semestre, desde abril de 2012.