As crianças e adolescentes do Abrigo Provisório de Jaraguá do Sul tiveram um dia diferente neste sábado (25): atividades lúdicas e oficinas socioeducativas com alunos, professores e colaboradores da Católica de Santa Catariana. A ação faz parte de mais uma edição do projeto Católica Solidariedade, promovido pela pastoral do Centro Universitário, e conta com a participação de alunos de Jaraguá do Sul e Joinville.
Além de jogos, brincadeiras com músicas e atividades voltadas ainda para crianças de 0 a 3 anos, nesta edição também aconteceram oficinas de salão de beleza. O abrigo acolhe aproximadamente 20 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e é beneficiado pelo projeto ao menos duas vezes por ano.
De acordo com o coordenador da ação, Marcos Oliari, esta é uma maneira de incentivar o protagonismo dos acadêmicos e envolvê-los com atividades sociais. “Esperamos que a formação dos alunos vá além da profissional. Queremos formar bons cidadãos e pessoas solidárias. Estamos auxiliando na educação para a vida”.
Idealizado pelo núcleo da pastoral da Católica de Santa Catarina, o objetivo do projeto é viabilizar espaços de interação entre o universitário e a sociedade, de forma que o contato acadêmico e a realidade o desperte para o desenvolvimento de valores humanitários, contribuindo assim para a formação de agentes sociotransformadores.