A rotina de 80 jovens com idade entre 7 e 14 anos do bairro Aventureiro, em Joinville, foi alterada com o projeto “Lutar pela vida”, iniciativa da Católica de Santa Catarina em parceria com Associação Diocesana de Promoção Social – Adipros. O objetivo é dar oportunidade de inclusão social pelo esporte e fortalecer valores a criança e adolescentes, por meio da prática de karatê e palestras orientativas que ajudam na preparação para a vida.

As atividades vêm ocorrendo desde fevereiro na comunidade Santa Terezinha, no loteamento Parque Joinville, na região do bairro Aventureiro, de segunda a quinta-feira, e inclui o acompanhamento escolar e familiar. Conforme o vice-reitor Robert Burnett, o lugar foi escolhido pelas necessidades de atividades de integração e pela vulnerabilidade social, mas no futuro podem ser levadas a outras regiões da cidade.

Na coordenação do projeto, Elisângela Socorro Teodoro explica que o projeto já apresenta resultados positivos em relação à atitude e ao comportamento dos jovens. “Eles percebem a importância de valores que são colocados pelo karatê, como a disciplina, fundamentais na preparação para a vida, e levam esses ensinamentos aos pais e para a comunidade”, observa. Para as atividades, a Católica mantém uma equipe que é responsável pelas aulas na modalidade esportiva, nas palestras educativas e em visitas aos pais para orientações, fornecendo quimonos para as aulas de karatê e alimentação no período em que os participantes estiverem em atividades.