No próximo dia 6 (sábado), o Programa Pensamento em Movimento promove a palestra gratuita “Fosfoetanolamina: a Pílula do Câncer e o Plano Estadual para Tratamento Oncológico”, das 9h às 12h, no auditório da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. O evento é aberto a acadêmicos e à comunidade, mas é necessário se inscrever. São oferecidas 150 vagas.

Os palestrantes serão Antônio Serafim Venzon, médico cirurgião geral com especialização em urologia e deputado estadual, e Luiza Landerdahl Christmann, professora da Católica SC, doutoranda e mestre em Direito.

A Fosfoetanolamina Sintética, conhecida como “Pílula do Câncer”, ganhou destaque no noticiário nacional após virar caso de Justiça. A droga ainda não foi liberada para venda pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas alguns pacientes entraram com ações na Justiça para poder se tratar com a substância. Em 13 de abril de 2016 foi sancionada a Lei Ordinária Federal nº 13.269, que autorizava o uso por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna.

A substância foi desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos. Porém, a própria USP, a Anvisa e diversas autoridades médicas alegam que a droga não passou por testes em humanos, por isso nem mesmo pode ser considerada um medicamento. Na oportunidade, também será debatido o Plano Estadual (SC) para tratamento e cirurgias oncológicas.

Promovido pelo Curso de Direito desde 2015, o Programa Pensamento em Movimento busca fomentar o debate e a reflexão sobre diversos temas do cotidiano.

A Católica de Santa Catarina fica na Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau. Outras informações podem ser obtidas com o Setor de Extensão, pelo telefone (47) 3275-8330 ou pelo e-mail extensao@catolicasc.org.br.

 

Clique aqui para se inscrever na palestra