Em razão da crescente preocupação, em nível mundial, com o meio ambiente e com ações que visem à sustentabilidade e que causem menos danos à natureza, os profissionais que atuam na área de ciências biológicas estão entre os mais procurados atualmente. Tendo um campo de atuação muito amplo, mais de 50 frentes de trabalho, o biólogo pode escolher se dedicar a pesquisas, trabalho ambiental ou até mesmo ao magistério superior.

O aquecido mercado de trabalho, tanto no setor privado quanto no público, garantem uma carreira promissora ao profissional de biologia. Nas empresas privadas, há vagas em todo o país, para atuar na área de projetos de gestão ambiental, adequação à legislação ambiental e ainda na análise e consultoria sobre impactos causados por obras de infraestrutura. Além da área ambiental, o biólogo também trabalha fundamentalmente, na descoberta de aplicações de organismos na medicina, no desenvolvimento de medicamentos e na indústria. A contratação desse profissional no setor público, como prefeituras, secretarias e órgãos federais é feita por meio de concurso público.

Gostar de pesquisa, ter curiosidade sobre o funcionamento dos organismos e seres vivos e o desejo de contribuir profissionalmente em busca de soluções para a preservação da biodiversidade, são algumas características do profissional que inicia a carreira de biólogo, conforme orienta a professora Gislei Gonçalves, coordenadora do curso de Biologia da Católica de Santa Catarina. “A profissão de Biólogo, é indicada para quem tem especial interesse pela vida, em investigá-la, compreendê-la e ajudar a preservar o meio ambiente. Os biólogos são agentes transformadores da realidade na busca de melhoria da qualidade de vida do planeta, atuando na sociedade na defesa da comunidade e do ambiente”, finaliza a professora.

Na área de educação ambiental, os bacharéis, encontram oportunidades para dar aula de Ciências, Biologia ou Educação Ambiental para o Ensino Fundamental e o Médio. Outro segmento que tem demandado muito por profissionais de biologia é o turismo ecológico, em projetos e ações educativas e em museus e reservas ecológicas.

Biologia na Católica de Santa Catarina

O curso de Biologia da Católica de Santa Catarina em Joinville foi modelado conforme as necessidades da região. Mas de acordo com a coordenadora, professora Gislei Gonçalves o graduando da Católica SC será preparado para atuar, nos mais diferentes ramos da área. “Nossa matriz curricular foi elaborada de forma a fornecer um forte embasamento ambiental e biotecnológico. O curso é divido em eixos de formação básica, profissional e fundamentações específicas, tendo a evolução como frente unificadora”, afirma a professora Gislei. As aulas são matutinas e a graduação tem duração de quatro anos.

Além das disciplinas obrigatórias, o curso de Biologia (Ciências Biológicas) da Católica de Santa Catarina em Joinville oferece atividade de formação aos acadêmicos, meio de diferentes componentes curriculares.

“Nossos diferenciais são: oportunizar ao acadêmico, flexibilidade na própria formação, cursando outras disciplinas de interesse nos outros cursos ofertados pela Instituição, participar de Projetos Comunitários, desenvolver o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e não Obrigatório em locais que ampliem o referencial prático e teórico profissional”, afirma a professora Gislei.

Na Católica de Santa Catarina, os acadêmicos são estimulados a desenvolverem pesquisa na área do curso com temáticas de interesse do próprio aluno, seja através do PROINPES ou mesmo no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além disso, há a possibilidade de participar de atividades complementares, extracurriculares. 

Vestibular com inscrições abertas

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular de Verão da Católica SC para as graduações ofertadas em Jaraguá do Sul e Joinville. Os candidatos podem fazer a inscrição diretamente no site 10.100.3.85/ingresso/vestibular até o dia 11 de novembro (domingo). O valor da inscrição é de R$ 45,00.

A prova está agendada para o dia 18 de novembro, das 14h às 18h, na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, localizada na Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau. Em Joinville, os candidatos farão a prova na Católica SC do Centro, localizada na Rua Visconde de Taunay, 427, próximo ao Shopping Mueller; e na Católica SC do Bairro América, localizada na Rua Dr. João Colin, 2700. Os candidatos deverão acessar o site da Instituição, a partir do dia 16 de novembro para conferir o local de prova.

A lista de aprovados no Vestibular de Verão da Católica SC está programada para ser divulgada a partir do dia 23 de novembro, e o gabarito da prova estará disponível no site da Instituição no dia 19 do mesmo mês.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (47) 3275-8251 em Jaraguá do Sul, (47) 3145-9701 / 3145-9715 em Joinville, ou pelo e-mail vestibular@catolicasc.org.br.

Faça aqui a sua inscrição