O Centro Universitário Católica de Santa Catarina marcou presença no 20º Congresso de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat), realizado esta semana em Joinville, com a apresentação de diversos trabalhos científicos desenvolvidos por professores e por uma acadêmica de Engenharia de Produção da Católica SC em Jaraguá do Sul. 

O trabalho “Avaliação do processo de calcinação de cinzas de casca de arroz para a obtenção de sílica destinada à síntese de pigmentos cerâmicos”, foi apresentado na modalidade pôster, sendo um trabalho desenvolvido pela acadêmica Pricila Laureano e pela professora Luana de Aguiar Vieira dos Reis. A professora Luana e o professor Jaisson Potrich dos Reis apresentaram outros dois pôsteres: “Utilização de concrewall como alternativa para a construção civil” e ” Análise de propriedades mecânicas e microestruturais do aço H13″.

A coordenadora de Engenharia Civil, professora Helena Ravache Samy Pereira, apresentou o pôster “Modelagem da resistência à compressão do concreto com pó de pedra através de planejamento fatorial”, que faz parte da sua tese de doutorado. 

Também fruto de suas pesquisas como doutorando, o professor Luiz Antônio Alves participou do congresso com dois trabalhos: “Filmes de Ti(Nb) depositados por Triodo Magnetron Sputtering usando catodo mixto de Ti e Nb” e “Filmes de TiO2(Nb) depositados por Triodo Magnetron Sputtering usando Catodo Mixto de Ti e Nb”.

Já o professor Luizildo Pitol Filho apresentou seu trabalho na modalidade oral, sobre “Feixe Focalizado de Íons na caracterização de microestruturas de etilcelulose”, desenvolvido durante seu pós-doutorado na Universidade de Maribor, na Eslovênia.

Todos os trabalhos foram elogiados pelos participantes do congresso, o que demonstra o alto nível das pesquisas realizadas pelos docentes e acadêmicos da instituição.