A professora do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, Juliana Patrícia Petris, publicou um artigo científico no livro “Tecnologias e Mídias Digitais na Escola Contemporânea: Questões Teóricas e Práticas”. O livro foi lançado pela editora Appris no mês de março.

O artigo é intitulado “Prática do Professor Universitário e o Uso do AVA – Moodle: O que indicam os docentes, os discentes e a Instituição de Ensino” e foi desenvolvido a partir da sua dissertação de mestrado, concluído em 2014. A pesquisa teve a orientação do professor Ricardo Antunes de Sá, que também é organizador da obra.

Para produzir a publicação, a professora realizou, entre 2012 e 2013, uma pesquisa com 12 professores e 103 acadêmicos de uma instituição de ensino privada de Santa Catarina que utiliza o Ambiente Virtual de Aprendizagem como ferramenta de apoio às aulas presenciais. Através da plataforma, os estudantes têm acesso a materiais de estudos, atividades e discussões que complementam os momentos presenciais.

Durante o estudo, Juliana também fez uma análise de dados sobre os processos vivenciados por professores e alunos em quatro turmas, por meio de duas disciplinas que mais utilizaram o AVA entre os anos de 2009 e 2012 (primeiro semestre) em um curso de graduação. De acordo com a professora, foi constatado que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no caso do AVA-Moodle, modifica a prática docente.

“É preciso avançar na construção de uma cultura digital, em que o professor possa efetivamente usufruir das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)”, comenta Juliana. Ela aponta a formação continuada dos professores como um dos caminhos para a otimização dos recursos tecnológicos em sala de aula.

Para sustentar seu argumento, a professora trouxe como referência a abordagem do “Paradigma Inovador” (complexidade) na prática de ensino. Essa teoria defende que o professor deve buscar a produção do conhecimento, e não apenas a sua reprodução, considerando o todo que envolve os sujeitos – nesse caso, os estudantes.

“Tecnologias e Mídias Digitais na Escola Contemporânea” é uma coletânea de estudos sobre os desafios enfrentados por educadores na era digital. A obra foi organizada pelo professor Ricardo Antunes de Sá e tem 169 páginas. A publicação está disponível para empréstimo nas bibliotecas da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e em Joinville e também pode ser adquirida em livrarias e no site da Appris – na página da editora, o livro físico custa R$ 49,00, e o e-book, R$ 22,00.

No ano passado, a professora Juliana publicou o artigo “Docência Universitária e Cultura Digital”, no livro “Redes e Mídias Sociais”. O estudo foi realizado em parceria com o professor Ricardo Antunes de Sá.

Artigo foi escrito por Juliana a partir da dissertação de mestrado, concluído em 2014. Crédito da foto: Rudimar Gomes Bertotti

Artigo foi escrito por Juliana a partir da dissertação de mestrado, concluído em 2014. Crédito da foto: Rudimar Gomes Bertotti