A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Santa Catarina, Daiane Bertoli, recebeu no último dia 10 uma menção honrosa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligada ao Ministério da Educação.
A cerimônia do “Prêmio Capes de Tese 2014” ocorreu em Brasília e contou com autoridades como o ministro da Educação, Henrique Paim, o ministro interino da Ciência, Tecnologia e Inovação, Álvaro Toubes Prata, o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o diretor da Capes, Lívio Amaral, entre outras.
A tese de doutorado “Planejamento Territorial e Paisagem: entre Razões, Naturalizações e Desejos” foi considerada uma das melhores teses defendidas no Brasil em 2013. O trabalho traz uma reflexão inédita sobre as bases que sustentam o pensamento contemporâneo sobre o planejamento territorial, principalmente o urbano, buscando um olhar diferenciado sobre o assunto.
Durante a premiação, as autoridades presentes ressaltaram a importância de receber uma premiação da Capes, pois o número de contemplados representa menos de 1% das cerca de 14 mil teses defendidas por ano no País em diferentes áreas da pesquisa.
“Foi um momento emocionante e especial para mim por representar o reconhecimento nacional dos vários anos de muito esforço e dedicação à pesquisa”, destaca a professora.