A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Santa Catarina, Daiane Bertoli, receberá uma menção honrosa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligada ao Ministério da Educação. A cerimônia de premiação está marcada para dia 10 de dezembro, em Brasília.
A tese de doutorado “Planejamento Territorial e Paisagem: entre Razões, Naturalizações e Desejos” foi considerada uma das melhores teses defendidas no Brasil em 2013. A professora foi comunicada pela Capes sobre a premiação no início deste mês. A instituição oferece o prêmio todos os anos aos autores das melhores teses desenvolvidas no ano anterior, em diferentes áreas da pesquisa.
O trabalho traz uma reflexão inédita sobre as bases que sustentam o pensamento contemporâneo sobre o planejamento territorial, principalmente o urbano, buscando um olhar diferenciado sobre o assunto. Para a tese concorrer ao Prêmio Capes, os programas de Pós-Graduação montam uma comissão para eleger, entre todas as teses defendidas, aquela que irá representá-lo nacionalmente. Dessa forma, só a melhor tese de cada programa pode entrar na seletiva.
Daiane diz que a premiação é o reconhecimento aos anos de dedicação exigidos para produzir uma tese. Segundo ela, representa também uma motivação a mais pela busca do conhecimento, que a educadora sempre procura passar aos acadêmicos.
“Receber uma Menção Honrosa nacional de um órgão como a Capes é uma chancela de excelência acadêmica com alto grau de importância na vida profissional, sobretudo para aqueles que se dedicam à carreira de docente e pesquisador”, destaca.