Um duelo emocionante entre o rei Paper Book e o jovem cavalheiro E-book. Este é o enredo do terceiro livro infantil da professora da Católica de Santa Catarina Mariane Eggert de Figueiredo. A obra “Paper Book e E-book no Mundo Encantado da Leitura” será lançada no sábado, às 10 horas, no Museu Emílio da Silva, no Centro de Jaraguá do Sul.
O conto de fadas convida os pequenos a refletirem sobre a concorrência entre as obras digitais e impressas. Na história, o rei Paper Book, sente-se ameaçado quando o jovem cavaleiro E-book chega ao reino trazendo uma nova maneira de contar histórias.
Temendo pelo seu futuro, o velho e sábio contador de histórias passa a estudar o que fazer com o “intruso”. É quando relembra que reinados próximos viveram situações semelhantes: o Duque do Teatro também já sentiu-se ameaçado pelo Príncipe do Cinema; e o Príncipe do Cinema, por sua vez, temeu a Fada Madrinha da Televisão.
Mariane teve a ideia de fazer o livro depois que um amigo escritor disse que o livro estava condenado a desaparecer. “Enquanto ministrava uma aula sobre gêneros textuais, tive a ideia de transformar em conto de fadas o debate sobre se um novo suporte necessariamente acaba com o antigo”, destaca, sem dar pistas sobre o desfecho do duelo.
“Paper Book e E-book no Mundo Encantado da Leitura” foi lançado pela editora Giostri (SP) e tem 21 páginas. No dia do lançamento, o livro custará R$ 30.
Mariane Eggert de Figueiredo é professora da disciplina de Comunicação e Expressão na Católica de Santa Catarina nos cursos de Administração, Direito e Gestão em Recursos Humanos e tem outros cinco livros publicados.