O professor Juliano Reinert, que leciona nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Engenharia de Software da Católica de Santa Catarina, ministrou uma palestra para empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) na quinta-feira, 22. Ele era um dos convidados do evento “Mundo 4.0… que Caminha Para 5.0. Sua Empresa Já Está Nele?”, promovido pela entidade paulista em parceria com o Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo (Sindratar).
Também participaram como palestrantes do evento o secretário da Secretaria de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Igor Calvet, além de jornalistas, economistas, consultores e outros especialistas nos temas abordados. Entre as autoridades que prestigiaram o encontro estavam o presidente da FIESP, Paulo Skaf.
O professor foi convidado pela FIESP depois de apresentar palestras sobre o assunto na Católica SC em Jaraguá do Sul e Joinville, em abril. No Brasil, o conceito de Sociedade 5.0 é relativamente novo. A apresentação realizada pelo docente e o evento em São Paulo são pioneiros em debater o tema no país.
Sociedade 5.0 é um conceito de origem japonesa que prevê um mundo cada vez mais interconectado para melhorar a qualidade de vida e a eficiência de processos. Juliano lembra que as principais economias mundiais já iniciaram o processo de evolução com a utilização de sistemas inteligentes e autônomos para resolver problemas comuns da sociedade, como: idade da população, desastres naturais, limitação de energia elétrica, problemas ambientais, segurança e desigualdade social.
Pesquisa realizada pela multinacional Cisco Systems em abril de 2014 prevê que, em 2020, cerca de 50 bilhões de dispositivos estarão presentes em carros, eletrodomésticos, roupas e outros itens do cotidiano. Os especialistas em inovação garantem que esse número não é nenhum exagero, pois, na época em que o estudo foi feito, já havia 12,1 bilhões de dispositivos integrados à Internet em todo o mundo.
A apresentação realizada pelo professor em abril está disponível no YouTube e pode ser assistida aqui.