“É preciso potencializar o que o funcionário faz de melhor”, essa frase exemplifica a mensagem transmitida pelo professor Gilberto Guimarães, durante a palestra “Liderança Positiva” promovida pela PUCPR, HSM Educação e Católica de Santa Catarina na noite da última segunda-feira (16) no bairro América. Guimarães falou sobre as transformações, sociais, financeiras e estruturais que a humanidade tem vivenciado e destacou que os gestores e líderes empresariais também precisam acompanhar essa evolução, gerindo o capital humano das organizações de forma inovadora. Conforme Guimarães, o líder tem de ir além do conhecimento superficial de seus funcionários e precisa saber se estão felizes ou não no ambiente de trabalho.

Quando o líder se concentra e entende quais são os aspectos positivos de sua equipe, ao invés de lembrá-la constantemente de suas obrigações, obtém resultados melhores. É por isso que a Liderança Positiva, modelo de gestão que valoriza as virtudes individuais no grupo, ganha espaços cada vez maiores nas organizações. “Cabe ao gestor transmitir um clima otimista e descobrir, por meio de técnicas de empatia, o que inspira seus colaboradores”, defendeu o professor.

A Liderança Positiva pressupõe que atingir as metas da empresa é uma forma de o funcionário alcançar seus objetivos pessoais. Se o líder descobre que um de seus colaboradores quer comprar um apartamento, pode criar metas na organização para que ele atinja esse objetivo, estimulando-o a participar mais efetivamente do planejamento estratégico da empresa, visando alcançar mais rapidamente as metas estabelecidas.

Baseado nas teorias da psicologia positiva, a Liderança Positiva procura estimular os talentos e aptidões individuais por meio da promoção de melhorias em clima organizacional, relacionamentos, comunicação e significados positivos (ter uma visão otimista).

Gilberto Guimarães é engenheiro formado pela UPS, com diversos cursos de especialização no exterior em planejamento estratégico e gestão de pessoas. Cerca de 50 profissionais assistiram a palestra que aconteceu na unidade do bairro América da Católica de Santa Catarina.