O professor da disciplina de Marketing, Karlan Muniz, do curso de Administração da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, se juntou a pesquisadores de marketing de todo o mundo em dois livros que estão sendo lançados em 2013, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Nestes projetos, o professor publica um capítulo sobre o relacionamento entre consumidores e marca, junto com o professor Arch Woodside do Boston College e o pesquisador Suresh Sood da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália. Os livros reúnem especialistas em marketing e comportamento do consumidor de diversas universidades ao redor do mundo, abrangendo aspectos distintos dentro do tema central. Um dos livros explora o marketing na área de turismo, e o outro explora o comportamento de consumo de luxo e moda.

Os capítulos em livros de marketing publicados pelo professor da Católica de Santa Catarina exploram principalmente o uso de arquétipos da psicologia para interpretar as estórias contadas pelos consumidores e mapear o papel das marcas na vida dos clientes. “Além de suprir necessidades, a compra e consumo das marcas fornecem significado para a vida dos consumidores, e o uso de arquétipos como temas que permeiam o inconsciente podem servir de plataforma para visualizar a função da marca dentro da narrativa pessoal do consumidor”, explica o professor Karlan.

As pesquisas realizadas no período de estudos em Boston, em 2012, renderam também uma publicação e apresentação deste trabalho no maior evento de marketing da Europa, o European Marketing Academy 2013, que aconteceu este mês na Turquia.