O professor Juliano Reinert, que leciona nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Engenharia de Software da Católica de Santa Catarina, ministrará uma palestra para empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no próximo dia 22.
A palestra “Mundo 4.0… que caminha para 5.0. Sua empresa já está nele?” ocorrerá a partir das 8h30min e abordará a “Sociedade 5.0”, conceito de origem japonesa que prevê um mundo cada vez mais interconectado para melhorar a qualidade de vida e a eficiência de processos. O evento é promovido pela FIESP em parceria com o Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo (Sindratar).
O professor destaca a importância de o assunto ser debatido por uma entidade do porte da FIESP, que é a maior do Brasil e da América Latina na área de indústria. Juliano lembra que as principais economias mundiais já iniciaram o processo de evolução com a utilização de sistemas inteligentes e autônomos para resolver problemas comuns da sociedade, como: idade da população, desastres naturais, limitação de energia elétrica, problemas ambientais, segurança e desigualdade social.
Em abril, Juliano realizou duas palestras sobre o assunto, na Católica SC em Jaraguá do Sul e em Joinville. Na oportunidade, ele reforçou a ideia de que, em um futuro próximo, praticamente tudo estará conectado em rede. A apresentação do professor está disponível no YouTube e pode ser assistida aqui.
Uma pesquisa realizada pela multinacional Cisco Systems em abril de 2014 prevê que, em 2020, cerca de 50 bilhões de dispositivos estarão presentes em carros, eletrodomésticos, roupas e outros itens do cotidiano. Os especialistas em inovação garantem que esse número não é nenhum exagero, pois, na época em que o estudo foi feito, já havia 12,1 bilhões de dispositivos integrados à Internet em todo o mundo.