Na quinta-feira passada, dia 16, o professor João Arnoldo Gascho, que trabalhou 28 anos na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, fez uma doação de livros para a Escola Municipal Francisco Solamon, no Bairro Santo Antônio. A boa ação aconteceu no último dia de trabalho do educador, como uma forma de despedida. Gascho se aposentou após 51 anos dedicados à profissão.
Gascho ganhou as 98 obras infantis e infanto-juvenis durante sua festa de aniversário, em fevereiro, quando pediu que os convidados lhe dessem de presente livros que seriam doados para uma escola da comunidade. Ele também recitou um poema de sua própria autoria para uma turma de estudantes do 5º ao 9º ano. A poesia abordou a importância do hábito da leitura na formação intelectual e social das crianças, para que se tornem bons profissionais e seres humanos.
A doação foi recebida pelo diretor, Cleunir Sehn, que agradeceu o professor pela iniciativa, importante para ampliar o acervo da biblioteca da escola. Cleunir também fez um agradecimento à Católica SC pelo apoio dado à unidade escolar. A Instituição atende a escola com o Projeto Lutar pela Vida, que oferece aulas gratuitas de caratê para 52 alunos entre 9 e 14 anos.