Uma caneta esferográfica comum e um papel em branco. Isso é tudo o que Nelson Martins de Almeida Netto precisa para criar desenhos que chamam a atenção pela quantidade de detalhes, contrastes e texturas. As obras artísticas retratam, principalmente, animais, e nascem nas horas vagas entre as diversas funções exigidas na coordenação dos cursos de Design e Design de Moda da Católica de Santa Catarina.

A paixão de Nelson por desenhar surgiu quando ele ainda era criança. Para evitar que estragasse as paredes da casa com suas criações, os pais resolveram deixar muito papel e lápis à sua disposição do menino. A escolha pela caneta esferográfica como ferramenta aconteceu há cerca de seis anos, como forma de marcar um estilo próprio de desenho – técnica que passou a aperfeiçoar.

Usando canetas com pontas de diferentes espessuras, o professor consegue dar vida às obras criando diferentes efeitos de volumetria e luz. “A vantagem de usar a caneta é que você não consegue apagar o traço errado e, assim, aprende a fazer certo no próximo desenho. Quando você usa a borracha, não vê o que errou e não consegue acertar em um segundo momento”, comenta.

O talento de Nelson foi descoberto durante as aulas de desenho da faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em 1996. Ao observar o estilo de seus trabalhos, um professor disse que ele tinha habilidades mais voltadas a um profissional que trabalha na área de design. O então aspirante a arquiteto levou a sério o conselho e decidiu mudar para o curso de Design, no qual se formou em 2004.

Inspiração e concentração

A predileção de Nelson por desenhar animais tem uma explicação: para ele, é um desafio criar tantas texturas diferentes utilizando a mesma cor de caneta no desenho todo. “O animal em si traz um universo colorido e a grande sacada é dar ênfase a alguns detalhes, como os olhos”, explica.

A produção de cada desenho leva entre uma hora e uma hora e meia. Para criar as obras, ele executa os contornos enquanto olha para a foto de algum animal que chamou a sua atenção. Essa técnica faz com que ele não perca a noção de proporção da imagem.

O resultado de todo esse empenho pode ser conferido na fan page “Papel e Caneta” (https://www.facebook.com/papelecaneta77/), que ele criou para divulgar seus trabalhos. Encomendas podem ser feitas pela fan page ou pelo telefone 99614-9678.

Usando canetas com pontas de diferentes espessuras, o professor cria diferentes efeitos de volumetria e luz para dar vida às obras

Usando canetas com pontas de diferentes espessuras, o professor cria diferentes efeitos de volumetria e luz para dar vida às obras