A exposição montada na Biblioteca Padre Elemar Scheid na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul convida o público a viajar por paisagens curiosas e encantadoras de um extinto país que, segundo o músico esloveno Robert Pešut, foi uma terra de campeões e também a ruína de muitos jovens: a Iugoslávia. A exposição fotográfica que faz parte do acervo pessoal do Professor Luizildo Pitol Filho, docente dos cursos de Engenharia da Instituição, ficará montada para visitação do público até o dia 24 de outubro.
“Para alguns historiadores, o século XX teria começado e terminado efetivamente na região que por décadas foi conhecida como Iugoslávia. A Primeira Guerra Mundial, deflagrada pelo assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, em Sarajevo, foi o primeiro grande confronto do século passado, ao passo que a Guerra da Bósnia, em que sérvios, bósnios e croatas se chacinaram mutuamente, mudou o mapa da Europa no final dos anos 90”, resume o professor que percorreu a Eslovênia, Croácia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina e Montenegro nos meses de maio e junho deste ano.
Os visitantes poderão apreciar as belíssimas imagens que compõem as peças do acervo fotográfico, durante o horário de funcionamento da biblioteca, que é de segunda a sexta-feira das 7h30min às 22h30min e aos sábados das 8 horas às 13h. São registros que destacam a arquitetura medieval, natureza exuberante com cenários paradisíacos, com praias e penhascos, e momentos da rotina dos moradores das cidades menores e outras paisagens curiosas.
Em aproximadamente dois meses, o professor Luizildo, que viajou acompanhado de Gladis Dei Svaldi Pitol, percorreu aproximadamente 3 mil quilômetros pelos países que se formaram depois da extinção da Iugoslávia.
Mais informações sobre as exposições pelo telefone (47) 3275-8269 ou pelo e-mail luizildo@catolicasc.org.br.