O Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec, instalado na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, está contribuindo por meio de pesquisas do professor Wilmar Mattes, na elaboração de um projeto de ferramentas para usinagem de aços de alta tecnologia, de modo a serem utilizadas em peças para uso na construção de válvulas para exploração de petróleo no pré-sal.

O trabalho de pesquisa desenvolvido pelo professor busca analisar o desempenho de ferramentas revestidas na usinagem com fresagem de ligas com alto teor de Cromo. Materiais usinados com essas características fazem com que as ferramentas fiquem expostas a elevadas temperaturas, o que pode provocar o surgimento de trincas térmicas, devido ao ciclo contínuo de aquecimento e resfriamento do material. Portanto, foi necessário caracterizar o comportamento dos revestimentos proposto na pesquisa, determinando os valores de adesão destes sobre os substratos de metal duro, avaliando a topografia da superfície das ferramentas com essas características, de modo a determinar o coeficiente de atrito entre o aço superduplex, que é utilizado em componentes para exploração de petróleo em águas profundas da camada do pré-sal, demandando, nesse caso, materiais com elevada resistência à fragilização por hidrogênio, dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio.

A utilização do aço Inoxidável superduplex é indicada para esta aplicação, devido ao alto teor de Cromo e Níquel, o que confere ao material alta resistência à corrosão, propriedade adequada às solicitações imposta pelo ambiente do pré-sal. Tal contribuição insere-se no marco regulatório da Petrobras, que fica responsável pela formulação dos projetos, gestão de implantação, operação dos empreendimentos e propostas de soluções técnicas.