O professor da Católica de Santa Catarina Karlan Muniz se prepara para morar 9 meses nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de Boston, onde irá trabalhar como pesquisador-visitante no departamento de marketing do Boston College, junto de alguns dos melhores pesquisadores da área de marketing em nível mundial.

Professor de marketing da Católica de Santa Catarina e doutorando em administração na PUC/PR, deve realizar projetos de pesquisa na área de gestão de marcas e comportamento do consumidor, avançando seus estudos visando a tese de doutorado, que será concluída em dois anos. Acompanhado da esposa, Karlan embarca para os EUA no próximo dia 30.
 
Segundo Muniz, a oportunidade de viver em uma cidade que respira educação é única. A cidade de boston é considerada por pesquisa recente a terceira melhor cidade do mundo para se estudar. Possui mais de 60 instituições de ensino, e algumas de peso mundial como Harvard, Boston University e o MIT – Massachussets Institute of Technology.
 
Também empolga o fato de o Boston College, onde o professor ficará sediado, figurar entre as 30 melhores instituições de ensino superior na área de graduação dos Estados Unidos, segundo ranking da US News e World Report que avalia as mais de 1.600 instituições de ensino superior no país. O curso de MBA do Boston College está entre os 70 melhores do mundo, segundo ranking do Financial Times (nesse ranking aparece apenas uma instituição brasileira). E o coorientador estrangeiro do prof. Karlan naquela instituição, Prof. Arch Woodside, tem 40 anos de carreira em pesquisa e mais de 20 livros publicados na área.
 
No entanto, apesar das novidades e do clima, o período promete intensa dedicação, estudo e discussão sobre o tema de pesquisa do professor – que enfoca os efeitos do formato da comunicação de marketing no relacionamento entre consumidores e marcas -, além de incluir o aprendizado de novas técnicas de pesquisa e a participação em eventos e cursos da área. Já está prevista para junho, por exemplo, a participação no mais importante congresso na área de relacionamento consumidor-marca do mundo, que será sediado em Boston.
 
Para o professor da Católica de Santa Catarina, que tem como orientador na PUC/PR um dos maiores especialistas em comportamento do consumidor e estratégia de marketing do Brasil – o professor Renato Marchetti, doutor pela HEC de Paris – a viagem internacional permite a realização de parcerias com a instituição americana e a possibilidade de trazer esses contatos para o benefício do programa de doutorado da PUC/PR e da Católica de Santa Catarina. “Pessoalmente, morar nos Estados Unidos em pleno ano eleitoral americano e conviver com a complexidade e riqueza desse contexto será uma imersão sem precedentes”, comenta.
 
Segundo Muniz, a Católica de Santa Catarina tem apoiado o doutorado e incentivado esse tipo de empreendimento. A intenção, finaliza, é que a evolução como acadêmico e estudioso na área de marketing seja convertida em qualidade de ensino. Essa postura converge com o foco da Católica de Santa Catarina, de promover ensino e reflexão de alto nível na região.