Ocorre, no próximo dia 31, a primeira edição do ano do projeto Pensamento em Movimento, na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. O encontro ocorre a partir das 19h, na sala D-08. O debate será sobre o tema “Proteção do Patrimônio Cultural em Jaraguá do Sul: debatendo o tombamento histórico no bairro Rio da Luz”. A entrada é gratuita e aberta à comunidade, mas é necessário se inscrever no site 10.100.3.85. São oferecidas 80 vagas.

O objetivo é analisar as ações de proteção do patrimônio cultural e seus efeitos para a comunidade de Jaraguá do Sul. O foco será o tombamento do Bairro Rio da Luz, que desde 2007 faz parte do trecho considerado patrimônio histórico nacional, junto com a região do Testo Alto, em Pomerode. Desde que o bairro passou a integrar os Roteiros Nacionais de Imigração, os moradores precisam de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para reformar imóveis mais antigos, evitando assim a descaracterização da moradia e da paisagem.

Participam do debate a professora do Curso de Direito da Católica SC, Luiza Landerdahl Christmann, o mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade e funcionário da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Sidnei Marcelo Lopes, a diretora do Arquivo Histórico do município, Sílvia Regina Toassi Kita, e o bacharel em Direito pela Católica SC, Jackson Kalfels. Kalfels é autor da monografia “Proteção e preservação do patrimônio cultural: o caso do tombamento do Bairro Rio da Luz”, apresentada em 2014. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também foi tema de debate durante o XV Congresso de Iniciação Científica da Católica SC em Jaraguá do Sul, realizado em outubro do ano passado.

Promovido pelo Curso de Direito, o Projeto Pensamento em Movimento busca fomentar o debate e a reflexão sobre diversos temas do cotidiano.

Outras informações podem ser obtidas com o Setor de Extensão, pelo telefone (47) 3275-8330 ou pelo e-mail extensao@catolicasc.org.br. A Católica SC em Jaraguá do Sul fica na Rua dos Imigrantes, 500, Bairro Rau.

Clique aqui para se inscrever no projeto Pensamento em Movimento