As condições higiênico-sanitárias de 34 trailers utilizados por comerciantes de alimentos rápidos como lanches e porções de Jaraguá do Sul, foram o alvo de pesquisa das acadêmicas Jéssica Ehmke Kraetzer e Eloize Andressa Krause, da 4ª fase do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos da Católica de Santa Catarina. O resultado deste trabalho está sendo apresentado no XI Congresso de Iniciação Científica que a Instituição realiza nesta quinta (20) e sexta-feira (21).

Iniciado no ano passado, o trabalho foi desenvolvido com recursos do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e contou com a orientação da professora e coordenadora do curso Silvia Helena Figueiredo e coorientação da professora Mirian Bernadete Bertoldi Oberziner.

De acordo com a acadêmica Jéssica, o projeto baseou-se em uma pesquisa de campo em visita de 34 trailers da cidade. “Nosso instrumento de pesquisa foi elaborado baseado na normativa RDC 216 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que estabelece 4 blocos de avaliação: 1º Condições ambientais e edificações; 2ª Condições higiênicas de utensílios e equipamento; 3ª Perfil dos manipuladores e 4ª Matérias-prima utilizadas, controle de qualidade do ponto de venda”, sendo os instrumentos preenchidos pelas acadêmicas em visita ao estabelecimento.

“Os dados resultantes  foram caracterizados em três critérios de avaliação: satisfatório, razoável e insatisfatório. Os blocos que apontaram condições insatisfatórias referiram-se o perfil dos manipuladores e manipulação, armazenamento dos alimentos e matérias-prima utilizadas”, destaca a acadêmica Eloize.

Segundo as acadêmicas, constatou-se que alguns manipuladores ainda não têm a prática de higiene básica, como usar luvas e touca e lavar as mãos, e que alguns estabelecimentos apresentaram produtos com validade vencida e armazenados inadequadamente.

As professoras orientadoras esclarecem que como parte também dos objetivos o resultado dessa pesquisa será encaminhado para os órgãos competentes a fim de propor cursos de capacitação em boas práticas de manipulação e produção de alimentos para esse segmento alimentício.

Resultado de trabalho será apresentado no COMSEA

Silvia Helena Olitta Morato Figueiredo, professora orientadora do trabalho desenvolvido pelas acadêmicas Jéssica e Eloize, que também é membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) de Jaraguá do Sul apresentará amanhã (21) às 8h o resultado de três pesquisas acadêmicas, cujo tema central é Higiene de Alimentos. Um deles será o trabalho que envolveu os trailers da cidade. “O objetivo é de que o Conselho formalize, junto a Vigilância Sanitária, um pedido de capacitação de manipulação de alimentos, para esses comerciantes, tendo o apoio da Católica de Santa Catarina”, confirma a professora.