Parceria acadêmica entre Católica de SC e Univille possibilita novos projetos e inéditas ações educacionais

A coluna da Univille no Jornal A Notícia do último domingo (14) destacou a parceria estabelecida entre a instituição e o Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.  A parceria se concretizou em agosto do ano passado quando o Instituto Católico foi incluso no Projeto de Implantação do Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região – Inovaparq. Já em novembro de 2010, um protocolo de intenções foi firmado a fim de incentivar a cooperação mútua entre as duas instituições, relevando a relação a ensino, pesquisa e extensão e desde então, Católica de SC e Univille vêm trabalhando conjuntamente em diferentes ações.

Este ano, um grande evento esportivo, que acontecerá no mês de setembro em Joinville, irá colocar, novamente, duas  das principais instituições do norte catarinense, lado a lado, como apoiadoras. O “Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional” será realizado em parceria, utilizando a estrutura do câmpus da Católica de SC e da Universidade da Região de Joinville (Univille). O evento está agendado para os dias 8, 9 e 10 de setembro.

Também estão sendo desenvolvidos em parceria, projetos de cursos de mestrado e doutorado interinstitucionais (Minter e Dinter) para qualificação de professores e “casadinhos”, que compartilham corpo docente e experiência acadêmica de ambas as instituições.

As duas instituições somam as forças para tornar o norte do Estado uma referência no crescimento e diversificação de cursos de graduação nas  diversas áreas do conhecimento. Para isso, outras iniciativas são analisadas. “A ideia é que seja impulsionado o trânsito de profissionais entre as duas instituições de ensino superior, a partir de projetos de relevância social e regional”, destaca o reitor da Univille, professor-doutor Paulo Ivo Koehntopp, afirmando a intenção de viabilizar novos projetos e compartilhar competências entre as unidades.

Segundo o professor-doutor Paulo, “o caráter comunitário dessas duas instituições e a busca constante pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão foram o fatores motivadores da aproximação entre as duas instituições”.