Conscientizar crianças e adolescentes sobre as consequências do uso das drogas. Esse foi o objetivo da apresentação da psicóloga Dayane Krüger Pradi, aos participantes do Projeto Lutar pela Vida em Jaraguá do Sul, na manhã e tarde desta terça-feira na Escola Francisco Solamon, no Bairro Santo Antônio.

Durante quase uma hora, crianças com idades entre 7 e 14 anos ouviram as explicações da psicóloga que informou  sobre a consequência do uso de drogas e do tráfico na vida dos adolescentes.

Dayane, que atua com recuperação de dependentes químicos em duas comunidades terapêuticas de Jaraguá do Sul, descreveu de forma simples e ilustrada os diferentes tipos de drogas, classificando-as em lícitas e ilícitas.  A apresentação também abordou a composição das inúmeras drogas, tolerância, intoxicação, síndrome de abstinência, entre outros assuntos. No centro da questão estão drogas como fumo, álcool, maconha, cocaína, inalantes, estimulantes, alucinógenos e tranquilizantes.

A psicóloga buscou também conscientizar os estudantes mostrando os prejuízos causados pelas drogas. “Vocês estão em uma idade que já podem decidir e escolher. Por isso se alguém oferecer algum tipo de droga a você, a resposta deve ser não. Depois que você experimenta a primeira vez, é um caminho muito difícil para voltar”, comentou Dayane.

Ao final da apresentação, a palestrante deixou uma mensagem de motivação, orientado os jovens karatecas a praticar e compartilhar as boas experiências da vida. “Vocês devem se apegar a família, praticar esportes, estudar, estar com amigos, se alimentar adequadamente e acima de tudo serem felizes”, resumiu.

O encontro que reuniu a profissional e as crianças e adolescentes faz parte da programação mensal de palestras didáticas e informativas sobre cidadania, saúde e educação, que complementam as aulas gratuitas de karatê do Projeto.

Mais informações pelo telefone (47) 3275-8237.