Ouvidoria online

Imagine a seguinte situação: você sai para um passeio no sábado à tarde quando passa de carro por um buraco na rua perto da sua casa. “Preciso avisar a Prefeitura na segunda-feira antes de ir para o trabalho”, você pensa. Mas, na segunda-feira, passa pelo mesmo buraco e percebe que esqueceu de ligar para a ouvidoria antes de sair de casa. O único jeito é registrar a reclamação outro dia, certo? Errado.

Pensando em facilitar a solução desse tipo de problema, três sócios se juntaram para expandir o projeto “Aqui eu Cuido”, um site que serve para agilizar a comunicação entre a população e as Prefeituras. Através dessa ouvidoria online, o morador indica no mapa o local com problema para que a administração tome as providências necessárias, posta fotos da situação e também registra elogios. Tudo num só clique.

O projeto é tocado pelo acadêmico do curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina Kather Gabriel da Roza, 21, pelo ex-aluno da Instituição Jagner Rafael da Silva, 22, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e pelo bacharel em Relações Internacionais Matheus Cadorin. O “Aqui eu Cuido” foi criado por um programador e um designer digital e depois assumido pelos atuais sócios.

O sistema já funciona em Jaraguá do Sul, Guaramirim, Joinville, Içara e Garuva. Para postar críticas ou sugestões, o usuário precisa ter conta no Google, Facebook ou Twitter. A inscrição é automática, sem necessidade de preencher nenhum questionário.

Neste ano, os sócios irão lançar o aplicativo mobile e planejam expandir o projeto aumentando as parcerias com as Prefeituras. Os municípios que desejam participar podem entrar em contato com a equipe pelo e-mail contato@aquieucuido.org.

 

Contato mais fácil com a população

 

Ex-diretor de Desenvolvimento Econômico de Joinville, Matheus conta que conheceu os criadores do site e percebeu imediatamente o potencial do negócio: acelerar a solução de problemas através de uma forma de comunicação mais moderna e interativa.

“Concentrar de forma digital e interativa os problemas e soluções das cidades é algo que já acontece em grandes metrópoles como Nova York, Viena e Amsterdã. Faz todo sentido trazer para cá essas inovações que estão dando certo”, avalia.

Em Garuva, o projeto foi implantado em dezembro. O diretor de comunicação do município, Cleiton Carlos Stael, explica que as solicitações recebidas pelo site são encaminhadas para a Secretaria de Infraestrutura, da mesma forma que a ouvidoria via telefone. Os usuários são informados por meio de postagens sobre as ações que serão tomadas ou para fornecer mais detalhes sobre o problema quando necessário.  

“Apesar de funcionar há pouco tempo, o sistema já está facilitando muito o serviço da Prefeitura, pois a rede social tem a participação direta da população”, comenta.

 

 

Projetos em funcionamento

 

jaraguadosul.aquieucuido.org

icara.aquieucuido.org

guaramirim.aquieucuido.org

joinville.aquiecuido.org

garuva.aquieucuido.org