O que, realmente, significa ser uma instituição comunitária, na prática? Nós vamos explicar. 

As instituições comunitárias de ensino superior não têm fins lucrativos, ou seja, tudo que recebem, a partir das mensalidades, por exemplo, é reinvestido na própria unidade educacional.

Além disso, as instituições comunitárias têm um propósito bem claro: o de contribuir para o desenvolvimento do país, por meio da oferta de uma educação de qualidade.

A Católica SC, integra o Sistema Acafe desde 1978, que é uma sociedade civil sem fins lucrativos, a qual congrega as fundações educacionais criadas em Santa Catarina por lei dos poderes públicos estaduais e municipais.

Todas as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) que são filiadas à Acafe desenvolvem, sem ônus aos beneficiários, programas e projetos de assistência à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e construção da cidadania em diferentes regiões catarinenses.

O sistema também busca promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as fundações educacionais, na busca de soluções para problemas comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.

Como funciona

Todos os recursos adquiridos, seja por meio das mensalidades ou outras fontes de arrecadação, como os convênios, por exemplo, são investidos na própria instituição.

A Católica SC não tem fins lucrativos e realoca todos os seus resultados em ensino, pesquisa e extensão. Entre os exemplos de ações desenvolvidas pelo Centro Universitário, está o Projeto Comunitário, implantado desde 2010. Nele, durante o período de formação, os alunos de todos os cursos de graduação devem se envolver com trabalhos sócios comunitários durante 30 horas. Isso porque a Católica acredita que cidadania, solidariedade e responsabilidade social devem ser inerentes ao processo de ensino. Dessa forma, enquanto os acadêmicos contribuem com a comunidade, eles desenvolvem sua formação humana e despertam para o compromisso de serem os protagonistas na construção de uma sociedade melhor.

Outros inúmeros projetos são desenvolvidos ao longo do ano acadêmico, os quais buscam desenvolver também a ciência, a tecnologia e a inovação pelo compartilhamento de ações e competências, com o objetivo de trazer bons resultados tanto para aqueles que frequentam a instituição – com o intuito de formar profissionais capacitados e humanos, quanto para promover o bem-estar das comunidades onde a instituição está inserida.