De 7 de outubro a 8 de novembro, o cinema italiano será o grande protagonista das noites de Jaraguá do Sul, graças ao festival “Storie d’Italia”, que apresentará o melhor da telona do “Belpaese”.
O Festival de Cinema Italiano é uma realização do Círculo Italiano de Jaraguá do Sul, sob a direção artística da jornalista italiana Laura D’Alessandro, sendo também um dos projetos culturais deferidos no Edital 03/2012 do Fundo Municipal de Cultura.
Durante as cinco semanas de programação, 16 longa-metragens – entre clássicos e produções mais recentes – serão exibidos na sede do Círculo Italiano (Bairro Vila Nova), no Centro Universitário – Católica de Santa Catarina (Bairro Rau) e no Museu Histórico Emílio Silva (Centro).
As exibições são gratuitas e abertas à toda comunidade. Os filmes são exibidos em Italiano, com legendas em Português. Cada exibição terá uma apresentação introdutória sobre o período histórico que o filme aborda, além do perfil do diretor e dos atores.
O objetivo do Festival é divulgar a história da Itália por meio dos filmes, alguns deles sendo inéditos no Brasil. Dentre os clássicos: “Roma, cidade aberta”, de Roberto Rossellini, obra-prima do neo-realismo italiano; “Os eternos desconhecidos”, de Mario Monicelli; “Aquele que sabe viver”, de Dino Risi; “Nós que nos amávamos tanto”, de Ettore Scola.
Dentre os filmes contemporâneos: “Novo Mundo”, de Emanuele Crialese, que conta uma história de emigração italiana; “Ligações criminosas”, de Michele Placido e “Meu irmão è filho único”, de Daniele Luchetti, que retratam os anos 70 marcados pelo terrorismo e pelo conflito das ideologias; “O crocodilo,” de Nanni Moretti, que começa contando a história de um produtor de cinema mas acaba falando de nada menos do que Berlusconi. E muito mais…
Programação completa no site http://storieitalia.wordpress.com.