Hoje, na série #ProtagonistasCatólicaSC vamos conhecer um pouquinho da história da nutricionista Jaqueline Schroeder e sua paixão pela profissão!
Desde o ensino fundamental, as disciplinas favoritas de Jaqueline Schroeder eram relacionadas com ciências e biologia. No ensino médio, após fazer consultas com uma nutricionista e dois testes vocacionais indicarem a Nutrição, o caminho para a profissão ficou ainda mais claro. 

O início de sua trajetória 

rotina de um nutricionista, os dias sempre serão muito diferentes um do outro, pois a profissão propõe vários cenários e desafios diferentes. Ela afirma que decidiu cursar Nutrição e está muito feliz com a escolha. “Foi excelente, não consigo me imaginar atuando em outra área. Sou realizada profissionalmente”, afirma.

Jaqueline escolheu o campus de Joinville da Católica de Santa Catarina para realizar o seu ensino superior. “Ao longo da graduação, tive professoras que me inspiraram a seguir uma trajetória profissional similar à delas e hoje as oportunidades estão surgindo para eu concretizar este objetivo e realizar sonhos no âmbito profissional,” conta.

A jovem realizou várias atividades complementares e estágios durante a graduação que a auxiliaram a ter um currículo diferenciado. E ela deixa uma dica bem importante para os estudantes: “Durante o curso, é bom ficar atento à área que mais se identifica, para que possa ler mais a respeito, procurar oportunidades de estágio e manter-se informado sobre as oportunidades de cursos, congressos e atividades complementares na área de interesse”. 

Está buscando uma oportunidade de estágio? Converse com a Central de Carreiras!  

Aprendizados na prática

Uma das oportunidades que Jaqueline aproveitou foi a de atuar na avaliação e orientação nutricional à população, por meio de uma parceria entre a Católica SC e o Serviço Social do Comércio (SESC), de Joinville. 

A participação frequente no Sesc Saúde me abriu portas para uma vaga de estágio extracurricular no setor de Educação em Saúde do Sesc, que realizei ao longo do ano de 2016. Este estágio me auxiliou a crescer bastante profissionalmente, pois pude lecionar e ministrar diversas palestras sobre alimentação saudável e prevenção ao câncer para grupos de idosos, crianças e funcionários de diferentes empresas”, ela compartilhou.

Ela concluiu a graduação em 2016, com muitas opções para trilhar e ela conta que uma das coisas que mais a fascina na área é as grandes possibilidades de atuação! O profissional nutricionista pode seguir a área de saúde coletiva, atuando em unidades de básicas de saúde, nutrição clínica, em que pode trabalhar em consultórios e hospitais públicos e privados, nutrição esportiva, em academias e centros desportivos, produção de refeições, com gerenciamento unidades de alimentação e nutrição de empresas, na docência, no marketing nutricional e também realizar palestras sobre educação alimentar e nutricional.

Experiências profissionais na área

No mesmo ano em que se formou, Jaqueline realizou estágios curriculares obrigatórios em uma Unidade Básica de Saúde e no Hospital Municipal São José, apresentou um resumo científico originado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no 19º Encontro Nacional de Aleitamento Materno, realizado pela na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis e também conquistou uma vaga de residente de Nutrição no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. 

Além disso, Jaqueline já atuou no Hospital Unimed, no Hospital de Câncer de Barretos (Hospital de Amor) e no Hospital Sírio-Libanês, ambos no estado de São Paulo. Em fevereiro de 2019, ela conquistou o título de especialista em Urgências e Emergências em Cuidados Intensivos, com a conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde realizada durante dois anos.

A trajetória de Jaqueline fala por si só, mas para quem ainda está na dúvida se vale a pena estudar Nutrição, a egressa garante que sim, vale muito a pena. Durante os últimos anos, a profissão tem sido cada vez mais reconhecida e os profissionais estão sendo mais valorizados. Além disso, a população está investindo mais na saúde e na qualidade de vida, motivo pelo qual procuram o nutricionista com frequência.

E aqui vai uma outra dica: A necessidade de acompanhar a alimentação vai além de emagrecimento e estética. Você sabia que o nutricionista também auxilia no tratamento de doenças autoimunes e melhora na fertilidade? Este profissional também pode atuar na melhora na performance esportiva, transição saudável para o vegetarianismo ou veganismo, oferecer orientações adequadas para a alimentação de bebês e crianças, recuperar o peso corporal perdido em uma hospitalização, entre outros cenários.

O campo de atuação da profissão também foi ampliado desde a Resolução nº 679, de 19 de janeiro de 2021, que regulamenta o exercício das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) pelo nutricionista. “O profissional pode, mediante a capacitação adequada por meio de cursos livres e pós-graduações, ampliar o seu atendimento com o emprego de Ayurveda, Medicina Tradicional Chinesa, Aromaterapia, Homeopatia e Terapia de Florais”, explica.

Depois de tantas experiências incríveis, a nutricionista se interessou em aumentar consideravelmente na direção de onde tudo começou: a sala de aula. Ela conta que ao longo da residência, percebeu que gostava muito de orientar colegas residentes e também os acadêmicos que realizavam visitas. E compartilhou que desde criança tem o sonho de ser professora. 

“Eu me identifico com a atuação tanto na docência quanto na Nutrição Clínica, e pretendo conciliar estas áreas em minha carreira profissional”. Por isso, desde o segundo semestre de 2019, Jaqueline ingressou no Mestrado em Nutrição da UFSC com foco em nutrição oncológica. Incrível essa história, né?

A formação

O curso de Nutrição oferece oportunidades para que o acadêmico complemente sua formação com diferentes componentes curriculares, atividades de extensão supervisionadas e projetos de aprendizagem colaborativos. Além disso, é possível cursar outras disciplinas de interesse, componentes curriculares que trabalham competências sócio emocionais, participar de projetos comunitários, desenvolver estágio curricular supervisionado obrigatório e não obrigatório, trabalhar com projetos de pesquisa por meio da iniciação científica ou mesmo no TCC.

Os conteúdos estão relacionados com o processo de saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional. As disciplinas do curso são estruturadas dentro de três grandes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais, Humanas e Econômicas e Ciências da Alimentação e Nutrição.

Ficou com vontade de conhecer mais sobre a profissão? Clique aqui! 

Conheça as outras histórias da #SérieProtagonistas: 

E aí, já está curioso para saber qual será a próxima história? Então continue acompanhando tudo aqui no blog e nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn