Foi inaugurado nesta terça-feira, 28, o Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Católica de Santa Catarina em Joinville, que prestará serviços jurídicos à comunidade carente da comarca. O NPJ fica na Casa Schmidt, na Rua Senador Felipe Schmidt, antiga residência de um dos fundadores da antiga metalúrgica Wetzel. Durante a inauguração, o local recebeu uma benção do padre Adenir José Ronchi, vigário geral da Diocese de Joinville.
O atendimento será prestado por acadêmicos da 7ª fase da graduação, sob a supervisão de professores orientadores. De acordo com o coordenador do curso de Direito, Maikon Cristiano Glasenapp, o objetivo no NPJ é transmitir ao acadêmico a vivência do profissional de acordo com a realidade social. “As atividades de estágio proporcionam ao estudante a participação em situações simuladas e reais da vida e de trabalho, vinculadas a sua área de formação”, comenta.
O NPJ começa a atender ao público no próximo dia 5 e funcionará de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30. Poderão ser contempladas pelo NPJ pessoas que não possuem condições de pagar as despesas do processo judicial e os honorários advocatícios, ou seja, que tenham renda igual ou inferior a três salários mínimos e patrimônio compatível com os rendimentos. O telefone é o (47) 3145-9738.
O complexo da Wetzel, onde funcionará o NPJ, é uma referência histórica na industrialização de Joinville e está sendo restaurado pela Católica SC. A revitalização do prédio da antiga fábrica começou em 2011 e deve ser concluída em janeiro de 2016.
Confira alguns depoimentos sobre o NPJ:
“A missão de qualquer instituição de ensino é oferecer educação de qualidade. E, como instituição comunitária, temos de estar próximos da comunidade joinvilense. O NPJ vem justamente para atender a essas necessidades, tanto de ensino aos acadêmicos quanto de prestação de serviço à parcela mais carente da população”.
Robert Burnett, reitor do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina
“A Católica SC imprimiu em Joinville um estilo próprio, por meio de um método do ensino intelectual e pedagógico que busca a promoção humana e a justiça social. A criação do NPJ confirma esse diferencial da Instituição e compartilha do mesmo objetivo da Diocese de Joinville, que é ir ao encontro da sociedade”.
Padre Adenir José Ronchi, vigário geral da Diocese de Joinville
“O NPJ é um espaço de aperfeiçoamento da parte pedagógica e é representado em duas dimensões. A primeira é a acadêmica, em que o estudante terá contato com a realidade da profissão. A segunda dimensão é a extensão universitária, através da assistência à comunidade”.
Irmão Frederico Untenberger, presidente da mantenedora
“O NPJ da Católica SC em Joinville tem a função essencial de promover a integração entre a comunidade joinvilense e os acadêmicos do curso de Direito. Dessa forma, o Núcleo contribui para o acesso à Justiça e a evolução da formação do conhecimento acadêmico”.
Cristina Alves Rabelo, professora responsável do NPJ
“Ao unir a aprendizagem prática do acadêmico e o atendimento à comunidade, o NPJ contribui com a missão da Católica de Santa Catarina: formar cidadãos éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade”.
Maikon Cristiano Glasenapp, coordenador do curso de Direito da Católica SC
“O NPJ da Católica SC atua como parceiro da Defensoria Pública. Ao oferecer atendimento jurídico gratuito às pessoas que não têm condições de pagar um advogado, a Instituição contribui de forma significativa para a democratização da Justiça”.
Djoni Luiz Gilgen Benedete, defensor público estadual e coordenador do núcleo regional de Joinville
“O NPJ da Católica SC fundamenta o tripé formado pelas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O Núcleo é o instrumento mais eficaz para estender a atuação da universidade na comunidade”.
Luiz Gustavo Rupp, vice-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Joinville