Neste ano, começam as turmas do Novo Ensino Médio, uma mudança prevista em uma lei de 2017 que entrou em vigor agora. Mas você sabe o que isso realmente significa na prática? E, ainda, como essa mudança nos últimos anos da vida escolar vai impactar na escolha da Graduação?

O que é o Novo Ensino Médio? 

A partir de 2022, além da grade curricular com as matérias escolares já conhecidas e obrigatórias, os alunos do Ensino Médio (começando pelo primeiro ano) vão cursar os Itinerários Formativos. Eles são uma parte “extra” da formação em que o aluno pode escolher se aprofundar em diferentes áreas do conhecimento ou desenvolver habilidades técnicas.

A escolha dos itinerários é feita de acordo com o projeto de vida de cada estudante e serve para orientar cada um de forma individual para uma área de estudo. 

Por exemplo, se o aluno passar a se interessar mais por áreas como Linguagens e Ciências Humanas, isso indica que, ao final do Ensino Médio, ele estará mais apto para ingressar em cursos como Psicologia, Direito, Pedagogia, Teologia, entre outros relacionados.

A ideia é que, ao finalizar o terceiro ano, eles estejam mais preparados para o mercado de trabalho e também tenham mais certeza sobre seu futuro profissional.

Como isso muda a escolha da Graduação?

Com o Novo Ensino Médio em vigor, os estudantes vão poder exercer sua autonomia mais cedo, ao decidir em qual área do conhecimento ou área técnica querem se aprofundar. Assim, ao escolherem o curso de Graduação, já vão estar familiarizados com esses conhecimentos. 

É importante que, ao longo desses três anos, eles possam contar com apoio para fazer as escolhas certas relacionadas ao projeto de vida e possam, inclusive, mudar de ideia. Afinal, são muito jovens para fazer uma escolha tão definitiva.

Outros conteúdos que você pode gostar:

Profissões do futuro: quais são as carreiras mais promissoras de 2022

5 Coisas para NÃO deixar de fazer na graduação

A Graduação continua necessária?

É claro que essa formação complementar ao longo do Ensino Médio não tira a necessidade de fazer um curso superior. Isso porque, o que acontece é um aprofundamento de temas e não a capacitação para uma profissão. 

A ideia é que a Graduação agora seja mais uma etapa do Projeto de Vida, concretizando as escolhas feitas ao longo do período anterior. Assim, quando escolher o curso de graduação, o calouro já vai estar mais seguro da própria escolha. 

Siga a Católica SC nas redes sociais para mais conteúdos como esse: Instagram, LinkedIn e Facebook.

Até a próxima! ; )