O ano de 2023 já começou e, com ele, o planejamento de novas metas para dar check ao longo dos próximos meses. A gente sabe que é difícil manter a constância nas realizações, pois imprevistos e novos caminhos acabam surgindo ao longo do caminho, mas, para que você consiga chegar ao final do ano com todos ou a maioria dos objetivos alcançados, trouxemos algumas dicas para aprimorar o seu planejamento. 

Mas antes, conta pra gente, com qual perfil você mais se identifica: 

1º  Quem realiza tudo mesmo, independente do que aconteça. 

2º Aquele que vai postergando, postergando e quando vê, o ano acabou? 

Se o seu caso for o segundo, tudo bem! Apesar de parecer algo bobo, planejar o que você deseja conquistar neste ano é uma ótima forma de desenvolvimento.

Fora a sensação incrível de dar um check nas conquistas depois de longos 12 meses de esforço, não é mesmo?

O mindset inicial para definir metas

Imagine que seus objetivos devem ser planejados igual quando você vai viajar, pensando com antecedência o destino, lugares a serem visitados, orçamento, bagagem, etc. Ou seja, é pensar em todos os fatores envolvidos e como organizá-los. 

Para isso, é preciso que estar metalmente preparado, priorizando as seguintes características:

  • Organização
  • Disciplina
  • Autoconhecimento

Com a utilização dessas soft skills, você estará preparado(a) para lidar e superar os desafios que surgem no meio do caminho (e sempre surgem).

Agora confira esses passos que irão te ajudar a realizar suas metas e a diminuir a chance de desistir-las:

1º Passo: Quais suas metas/sonhos? 

Não há um momento certo para começar a desenhar seus objetivos e ir atrás. Qualquer momento da sua vida é hora. O primeiro passo é usar o autoconhecimento para entender quais são realmente os seus sonhos. 

Aqui é importante entender se esses sonhos/metas são realmente atingíveis. Eles podem ser tanto pessoais, quanto profissionais, pequenos ou grandes. O ideal é listar todos, entendendo onde você quer chegar para assim começar a trilhar um caminho. 

2º Passo: Descreva suas metas 

Depois de definir seus objetivos, é hora de descrevê-los com detalhes. Tem uma metodologia que se chama SMART e pode ser super útil na hora de descrever sua meta. A sigla significa:

  • S (Specific): específico
  • M (Measurable): mensurável
  • A (Achievable): atingível
  • R (Relevant): relevante
  • T (Time Based): pode ter prazos definidos.  

Claro que você não precisa seguir a risca essa metodologia, mas serve como base. Pensou na meta? Reflita esses aspectos e veja se vale a pena correr atrás, se a jornada irá compensar. Se a resposta for sim, aí é possível pensar: “como farei para chegar lá?”.

Vamos pensar em um cenário em que o uso da metodologia poderia ajudar. Uma pessoa define que seu sonho é ser promovido e acaba se frustrando porque a promoção não veio. O erro foi não analisar se era algo atingível, já que sua promoção não dependia só dele, e sim da necessidade e percepção da empresa. 

3º Passo: Estipule prazos 

Tendo a noção de quais metas vão demorar mais e quais serão mais curtas para realizar, é possível então determinar em quanto tempo você irá alcançá-las. 

Se o objetivo é a realização até o fim do ano, será um prazo de curtíssimo prazo, de 3 meses. Então pense nos seus sonhos que você irá realisticamente conseguir cumprir nesse período, como começar um curso, economizar x reais e conseguir comprar determinado móvel ou roupa. 

Mesmo que você queira concretizar sonhos até o fim deste ano, nada te impede de já determinar os objetivos de curto, realizando em até 1 ano, médio, em até 5 anos, e longo prazo, além dos 10 anos.  

4º Passo: Organize suas prioridade

Sempre terão metas que signifiquem mais para você. Na hora de organizar as prioridades, pense não somente nas mais relevantes emocionalmente, mas também na questão financeira, de tempo e o que irá te agregar mais. 

Alguns sonhos terão que ser deixados para depois ou retirados da lista, mas tudo bem. Tudo é mutável, incluindo suas prioridades. 

5º Passo: Defina as estratégias de ação

Aqui é onde você entra com a prática. Já sabendo sobre prioridade e tempo de realização, chegou a hora de definir o que você deverá fazer para concretizar suas metas. 

Se for algo mais complexo, que demanda mais ações, separe em submetas. Assim você sentirá que não está estagnado e sim progredindo. 

Aqui a organização, pesquisa e força de vontade são essenciais para manter a consistência e a efetividade, colocando realmente a mão na massa.

Ok, mas e agora? 

Passou meses, anos e você sente que suas metas não te representam mais, ou não estão te fazendo feliz, ou ainda percebeu que estava sendo pressionado(a) por status ou terceiros? Talvez seja hora de revê-las. 

Reflita se os prazos determinados não foram suficientes, se suas prioridades mudaram ou ainda se as metas em si não são mais as mesmas no momento em que você se encontra. Refaça a lista, siga os passos e tenha sempre a certeza de que os sonhos definidos são relevantes na sua vida.

​​Gostou do conteúdo? Siga a Católica SC nas redes sociais: Instagram, LinkedIn e Facebook