A jovem Larissa Schwarz, 21 anos, e o pai, Osmar Schwarz, 58, tiveram um motivo especial para ir à sala de aula nas terças-feiras à tarde, durante o mês de setembro. Eles fizeram parte da turma que participou do minicurso gratuito “Política para jovens – entendendo o sistema de poder no Brasil e debatendo a respeito”, promovido pelo Curso de Direito da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul.

A capacitação foi promovida nos dias 5, 12, 19 e 26 de setembro, com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a área política e contribuir com a formação de jovens mais comprometidos com a cidadania. O minicurso teve cerca de 30 participantes, entre estudantes da Instituição, estudantes do ensino médio e pessoas da comunidade. As aulas foram ministradas pela professora Mara Isa Battisti Raulino.

Acadêmica da 8ª fase do Curso de Moda, Larissa viu no curso a chance de compreender melhor o sistema político e o momento atual do país. Quando soube da oportunidade, imediatamente convidou o pai, apaixonado por política, a participar dos encontros. “Uma vez, a professora Mara Isa falou, durante uma aula de Filosofia e Ética, que os gregos diziam que uma pessoa que não entende de política é inútil para sociedade. Então pensei: está na hora de fazer a minha parte”, comenta.

Osmar, que gosta de política desde criança, não pensou duas vezes antes de se inscrever. Ele já fez curso de formação na área, participa de debates sobre o tema sempre que pode e assiste a dois noticiários diariamente para ficar por dentro da vida legislativa do país. “Participar do curso me deu uma visão maior sobre como as decisões políticas influenciam a vida da população”, destaca o aposentado.

Alguns temas trabalhados foram: base ideológica e partidos políticos, estrutura do governo e suas atribuições; corrupção, meios e soluções, escolha dos candidatos e assuntos da atualidade.

Para a professora Mara Isa, a participação de estudantes e profissionais de áreas bem diferentes – ciências humanas, exatas e outras – mostram a preocupação com o atual momento vivido pelo país.

“Na política, podemos agir de duas formas: por ação ou por omissão. Por isso, é muito positivo perceber que, neste momento de fragilidade das instituições, as pessoas querem entender o que está acontecendo no Brasil”, avalia.

Larissa e o pai, Osmar, participaram do curso para entender melhor o atual momento vivido pelo país

Larissa e o pai, Osmar, participaram do curso para entender melhor o atual momento vivido pelo país

 

 

 

 

 

 

 

 

Aulas aconteceram na unidade de Jaraguá do Sul e foram ministradas pela professora Mara Isa Battisti Raulino

Aulas aconteceram na unidade de Jaraguá do Sul e foram ministradas pela professora Mara Isa Battisti Raulino