Apesar da crise econômica, o mercado da moda continua crescendo no país. O avanço tecnológico e do e-commerce faz com que cada vez mais consumidores comprem roupas, sapatos e acessórios pela Internet. Além disso, as mídias sociais ajudam a impulsionar o trabalho de blogueiras e artistas famosas, fazendo com que o ramo ganhe ainda mais destaque. Com as pessoas cada vez mais atualizadas e conectadas, o segmento fashion tem um grande universo a ser explorado. Por isso, a carreira na área de Design de Moda é altamente promissora.

Este profissional é especializado em criar, desenvolver e comercializar produtos de vestuário e acessórios, preocupando-se com os estilos e tendências de moda. O designer de moda também é responsável por analisar o comportamento dos consumidores, pesquisas de mercado e estratégias de marketing, e por cuidar da promoção de vendas. Também pode prestar assessoria de moda para grandes lojas ou atuar como personal stylist, avaliando o look ideal de acordo com o perfil dos seus clientes.

“O mercado da moda é movido pela novidade. Por isso, o profissional que deseja conquistar espaço no mercado precisa estar sempre em busca da inovação e atento às novas formas de divulgar esse segmento”, comenta o coordenador dos cursos de Moda e Design da Católica de Santa Catarina, Nelson Martins de Almeida Netto.

O Norte de Santa Catarina, por ser sede de importantes empresas do setor têxtil, oferece um grande leque de oportunidades para os designers. Netto destaca que na região há uma grande procura por profissionais capacitados para trabalhar na área de arte-finalização, que engloba a produção de materiais gráficos para estamparia, catálogos e outras mídias de moda.

De acordo com Netto, outro mercado que ganha cada vez mais espaço na região é o de comunicação em mídias digitais. “Esse trabalho envolve a produção e tratamento de fotos para a divulgação dos looks em blogs especializados e redes sociais, como Instagram e Facebook, exigindo amplo conhecimento em moda”, avalia.

Dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) reforçam a expectativa dos especialistas de que não faltarão oportunidades para os profissionais de moda nos próximos anos. O levantamento revela que o Brasil é o sexto maior produtor têxtil do mundo e o segundo maior gerador de empregos no país. Estima-se que o setor pode gerar até 300 mil novos postos de trabalho até 2025.

Profissional deve estar atento às necessidades das pessoas

O designer de moda pode atuar em vários nichos, como: infantil, teen, gestante, plus size, retrô, street wear, sustentável e funcional. Os dois últimos ainda são pouco explorados, mas prometem, aos poucos, conquistar seu lugar ao sol. No caso do segmento sustentável, com o crescente desenvolvimento de produtos que não afetam o meio ambiente. Já a moda funcional é voltada às pessoas com necessidades especiais, trazendo benefícios à saúde e qualidade de vida aos usuários que enfrentam dificuldades na hora de se vestir e incluindo-os no universo fashion.

O coordenador destaca que o profissional que deseja seguir carreira na área de moda deve ser criativo, curioso, saber trabalhar em equipe, ter habilidades manuais e gostar de pesquisar e de observar comportamentos e tendências. “O design de moda também deve ter sempre em mente que irá desenvolver roupas para o mercado e para outras pessoas. Na hora de criar as peças, não deve considerar apenas o seu gosto pessoal, e sim a necessidade do público que irá atender”, ressalta.

Contato com experiências reais do mercado

Oportunizar aos estudantes da área o contato com as experiências do mercado de trabalho é um dos principais desafios dos cursos de moda oferecidos no país. Atenta a essa necessidade, a Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul passará a oferecer, no primeiro semestre de 2017, a graduação em Design de Moda, sob a coordenação do professor Nelson Martins de Almeida Netto.

O curso terá duração de quatro anos. Conforme Netto, a grade curricular foi pensada com o objetivo de atender às necessidades do mercado nacional, dando ênfase às disciplinas relacionadas com as áreas de programação visual, estamparia, costura, modelagem e desenvolvimento de coleção, arte-finalização e comunicação em mídias digitais.

Um dos destaques é o oferecimento de disciplinas comuns ao Curso de Design, já ofertado pela Católica SC: das 45 matérias do Curso de Design de Moda, 14 são voltadas também à graduação em Design. Essa flexibilidade facilita, principalmente, a vida de quem desejar cursar as duas graduações, pois se formará em menos tempo.

“Depois de se formar em Curso de Design de Moda, o aluno que quiser fazer a graduação em Design conseguirá eliminar boa parte das matérias. Isso permite que, em aproximadamente seis anos, ele torne-se bacharel em dois cursos”, explica o coordenador.

Outro diferencial é a produção de projetos acadêmicos voltados a atender às necessidades reais da sociedade e empresas da região. A exigência está prevista na grade curricular do 3º, 4º, 5º e 6º semestres. De acordo com Netto, a disciplina Projeto de Moda vai possibilitar que os estudantes busquem soluções aos problemas enfrentados no dia a dia, preparando-os para os desafios da profissão.

Outras informações sobre o Curso de Design de Moda podem ser obtidas pelo telefone (47) 3275-8235 ou pelo e-mail nelsonmanetto@catolicasc.org.br.

 

Profissional cria, desenvolve e comercializa produtos de vestuário e acessórios, preocupando-se com os estilos e tendências de moda

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