Centenas de estudantes e profissionais da área de Engenharia participaram na última segunda-feira (22) da mesa redonda no grande teatro da SCAR que debateu o tema “A formação do Engenheiro e os desafios da profissão”.

Os convidados que debateram o assunto, são profissionais de peso da área de engenharia na região e no país. Entre os nomes, estavam representantes de grandes empresas e doutores de Instituições de Ensino Superior renomadas no Brasil: Prof. José Roberto Cardoso, Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP; Alceu Grade, Presidente da Grameyer; Eng. Siegfried Kreutzfeld, Diretor Superintendente da WEG Equipamentos Elétricos; Eng. Carlos Alberto Xavier, Presidente do CREA-SC e Eng. Guido Ganassali, Executivo da Ciser Parafusos e Porcas. A discussão foi mediada pelo jornalista da RBS TV, Mário Motta.

A Vice-Reitora e Pró-Reitora Acadêmica da Católica de Santa Catarina, professora Anadir Pradi Vendruscolo, abriu a cerimônia destacando o orgulho que a instituição e a comunidade jaraguaense sentem em comemorar os 10 anos dos Cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica. “Este evento marca a valorização da formação do profissional que é considerado âncora para o desenvolvimento econômico brasileiro. Esta confirmação é alicerçada A Confederação Nacional da Indústria apresenta estudos sobre o impacto da falta de engenheiros no desenvolvimento do país”, finalizou.

Em seguida, o Executivo da Ciser Parafusos e Porcas, Engenheiro Guido Ganassali entregou à professora Anadir o prêmio 3º Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica, que consagrou em primeiro lugar, o projeto “Fixador por impacto dinâmico multiproposta” de autoria dos acadêmicos Denilson José Klein, Maurício Olivo e Ismael Paquali, estudantes de Engenharia Mecânica da Católica SC em Jaraguá do Sul, sob a orientação do professor Julio Cesar Berndsen. A Católica SC foi contemplada com R$ 10 mil em materiais didáticos.

Vários assuntos ligados ao tema central pautaram o debate. Os debatedores destacaram como habilidades essenciais aos engenheiros, a fluência em inglês e outros idiomas, já que há milhares de oportunidades para esse profissional em diversos países; o conhecimento em gestão e liderança. “Nos dias de hoje, o engenheiro trabalha com uma equipe formada por vários profissionais de diferentes áreas. O conhecimento generalista é outra importante característica do engenheiro”, afirmou José Roberto Cardoso, Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.

Outra característica essencial, segundo o Engenheiro Siegfried Kreutzfeld, Diretor Superintendente da WEG Equipamentos Elétricos, é a busca constante pelo aprendizado sobre funcionamento de novas tecnológicas.

O professor também apresentou números atuais do cenário da profissão de engenheiro no Brasil, relacionando com os dados de países da Europa e dos Estados Unidos. “Segundo dados do ENADE, em 2007 tivemos 150 mil ingressantes em cursos de Engenharias, cinco anos depois apenas 49 mil concluíram as graduações e ocuparam o mercado de trabalho. Desses formados, 1 em cada 4 recebem formação adequada”, disse José Roberto.   

Segundo o docente, há no Brasil atualmente mais de 300 habilitações na área de engenharia, já na Europa o número de habilidade se limita a 20 e na Argentina são 22 habilitações. “A inovação é fruto do trabalho generalista. O engenheiro precisa ter a mente aberta, ser criativo e inovador para atuar em qualquer área”, enfatizou acrescentando que em média, o engenheiro muda 7 vezes de área de atuação na carreira profissional.

A contribuição do engenheiro no desenvolvimento econômico e social do país, também teve destaque na discussão. “O engenheiro deve criar empregos e não correr atrás do emprego. Esse profissional é peça fundamental na geração de empregos no mercado de trabalho”, disse o engenheiro Guido Ganassali, Executivo da Ciser Parafusos e Porcas.

O evento foi encerrado com as perguntas da platéia aos convidados debatedores. Assim como foi explanado, os acadêmicos questionaram sobre uma nova formulação para a graduação em Engenharia e os rumos da profissão de Engenheiro. Aluno, professores e profissionais que participaram do debate saíram muito satisfeitos com o conteúdo, informação, conhecimento e experiências repassadas durante a noite.