Mais de 400 pessoas assistiram a primeira noite do Simpósio Teológico da Católica SC em Joinville

“A Igreja sempre precisou de um novo acordar, para se renovar e estar ao lado do seu povo”, assinalou o bispo diocesano Irineu Roque Scherer, ao falar na noite de terça-feira no Simpósio Teológico que a Católica de Santa Catarina promove até esta quinta-feira, em Joinville. A atividade é uma iniciativa do curso de Teologia mantido pela Instituição de Ensino Superior e reúne estudantes, professores e pessoas da comunidade, especialmente ligadas aos movimentos religiosos.

Em torno do tema central “Ano da Fé – Concílio Vaticano II”, os encontros ocorrem no auditório da Mitra Diocesana e buscam, conforme o coordenador do curso de Teologia, professor Márcio Bolda, a contextualização do pensamento religioso com os tempos atuais. “Sabemos que não vivemos mais no período em que houve o Concílio Vaticano II, que marcou a chegada da Idade Moderna. Vivemos agora o que já é chamado período pós-moderno, portanto, precisamos entender como aquelas orientações da Igreja repercutem nos tempos atuais”, disse Márcio Bolda na abertura do evento.

Além de Dom Irineu Scherer, a programação conta com as presenças dos professores-doutores Vitor Galdino Feller e Antônio José de Almeida, convidados para palestras e debates. “Nosso propósito é promover um momento de reflexão e de vivência da fé sobre os caminhos da Igreja. Há necessidade de contextualizarmos as grandes razões da nossa fé”, completou o coordenador do encontro.

Ao falar da inserção do Concílio Vaticano II, que completa 50 anos em 2013, o bispo da Diocese fez um retrospecto histórico e lembrou que também está sendo celebrado este ano duas décadas de implementação da chamada nova eucaristia. “É o Ano da Fé, em que temos a Jornada Mundial da Juventude, que nos traz condições favoráveis de revigoramento da fé”. Dom Irineu lembrou que a Igreja registra ao longo da história 21 concílios, todos surgidos em momentos importantes para o fortalecimento da fé católica. “É a oportunidade de um diálogo do Papa e da Igreja com o mundo, o que  permite rever conceitos e de renovar a fé”.

No segundo dia da programação, o simpósio debateu o tema “O diálogo da Igreja com o mundo moderno”, apresentado por Vitor Galdino Feller, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (PUG) e professor da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) e Faculdade São Luiz (FSL).

A programação encerra-se nesta quinta-feira, dia 25 (quinta-feira), às 19h, com a participação do professor-doutor Antônio José de Almeida, que convidará o público a refletir sobre “A repercussão do Concílio Vaticano II no mundo pós-moderno”. O palestrante é doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (PUG) e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Mais informações sobre o Simpósio de Teologia podem ser obtidas pelo telefone (47) 3145-9717 ou pelo e-mail marcio.bolda@catolicasc.org.br.