O livro “50 Anos ABRH – Conhecer, reconhecer e repensar o protagonismo em Recursos Humanos” foi lançado, oficialmente, durante uma sessão solene, nesta terça-feira (15), na Católica SC, em Joinville. A obra é uma produção dos estudantes e professores do curso de Administração do Centro Universitário em parceria com os voluntários da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) de Joinville, que completou 50 anos em 2022.

Segundo os idealizadores, a iniciativa tem o objetivo de resgatar, registrar e perpetuar a história da entidade desde a sua fundação até os dias de hoje, com foco nas pessoas que fazem parte desta trajetória de sucesso.

“Essa é uma parceria muito valiosa. Fazer a gestão de pessoas é algo muito desafiador. Falar com pessoas. Entender as pessoas. Isso é um diferencial em qualquer área de atuação. Porque, no fim, são as pessoas que fazem tudo acontecer. E, essa instituição, a ABRH, faz esse trabalho tão grandioso”, destacou o reitor da Católica SC, Cleiton Vaz, durante a cerimônia.

No livro, constam marcos importantes resgatados em entrevistas, realizadas pelos estudantes junto aos presidentes e voluntários da ABRH, que foram transcritas pelos professores e revisadas pelos voluntários da associação. O leitor também poderá conferir no livro o desenvolvimento de dois capítulos dedicados aos temas: a trajetória dos profissionais de Gestão de Recursos Humanos nas funções da Administração e o desenvolvimento organizacional. “Nos últimos 50 anos, foram muitas as mudanças e as transformações vivenciadas. Mas, o trabalho que nós oferecemos, é o de contribuir e compartilhar experiências, pensando no futuro do mercado e nas melhores práticas. Isso é propósito. Intenção “, pontuou a presidente da ABRH SC/ Regional Joinville, Ilcilene de Oliveira Paes. Já o presidente da ABRH SC, Ed, enfatizou a importância dos voluntários neste processo.

“É um livro que conta a história da entidade, mas, acima de tudo, que conta a história de muitas vidas. Uma trajetória de muita transformação e, de muitas vidas impactadas “, declarou.

Além de uma homenagem aos ex-presidentes da instituição, e do lançamento da obra, durante o evento, foi realizada ainda uma conferência com o tema Gestão de Pessoas: Presente e Futuro, ministrada pela psicóloga e gestora Ilcilene Floriani de Oliveira, pelo especialista em Gestão de empresas e desenvolvimento organizacional Pedro Luiz Pereira e pela pedagoga especialista em gestão estratégica de pessoas, Cerli Antenor Martins da Silva.

Quer embarcar nessa jornada conosco?

Descubra a rica história da ABRH Joinville no nosso exemplar eletrônico através deste link:
→ Fazer download

Sobre a Católica SC

A Católica de Santa Catarina oferece uma estrutura completa e moderna para garantir a qualidade no ensino e educação. Com campi em Jaraguá do Sul e Joinville, o Centro Universitário possui cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD.

A instituição tem nota máxima segundo o MEC e conta com uma Central de Carreiras que apoia todos os estudantes para a entrada no mercado de trabalho. Em 2023, a Católica SC comemora seus 50 anos de história, focando sempre no futuro , mirando a inovação, mas, sem deixar de lado as próprias origens.

Sobre a ABRH-SC – Regional Joinville

A Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-SC Regional Joinville, instituição privada sem fins lucrativos, compõe o Sistema ABRH em Santa Catarina e une-se as demais Unidades da Federação, formando a ABRH Brasil. Fundada em 30 de novembro de 1970, tem a missão de fomentar uma comunidade inovadora e colaborativa que conecte diferentes atores do cenário de relações do trabalho, com o objetivo de difundir as melhores práticas em gestão de pessoas.

Todo o trabalho é desenvolvido por meio de voluntários, que dedicam seu tempo e conhecimento para a discussão dos temas mais complexos e desafiantes da Gestão de Pessoas. Para atingir seus objetivos, a ABRH Joinville realiza diversas atividades como congressos, palestras, oficinas, cursos e visitas técnicas para aproximar os profissionais de Recursos Humanos do que há de mais atual na gestão de pessoas.