Sempre vai bater aquela insegurança e surgir algumas dúvidas quando chega a hora de buscar o primeiro emprego ou o primeiro estágio. Tudo isso é normal!

As ocupações de jovem aprendiz, estágio e trainee são modalidades comuns para os profissionais ainda em formação, que estão dando os primeiros passos no mercado de trabalho e procuram chances de mostrar e desenvolver o próprio potencial.

A importância das modalidades de emprego para o estudante
A contratação de estudantes que ainda não têm experiência é de extrema importância para o mercado de trabalho. A empresa que abre esse espaço para os jovens está moldando novos trabalhadores competentes, que podem colaborar de maneira significativa e efetiva.  

No entanto, é muito importante lembrar que quando a empresa abre esse espaço para os jovens, também tem a responsabilidade de dar todo o suporte das etapas de aprendizado das funções, permitindo e estimulando o desenvolvimento de habilidades para a função.

Os tipos de contratação de emprego para o estudante
As empresas costumam abrir oportunidades para os jovens dentro de três modalidades de contratação: jovem aprendiz, estágio e trainee. Entenda a seguir os detalhes de cada um:

Jovem aprendiz

o-que-o-menor-aprendiz-faz

O programa Jovem Aprendiz é baseado na Lei 10.097/00, que tem o objetivo de capacitar jovens estudantes entre 14 e 24 anos, que estão estudando no ensino fundamental e médio ou que estão matriculados em cursos técnicos.

O projeto tem a preocupação de viabilizar a entrada desses jovens no mercado de trabalho. No entanto, o curso deve ter relação direta com a função exercida.

É oferecida uma remuneração para que esse jovem consiga estudar e se qualificar.
A carga horária não pode ultrapassar oito horas diárias.

Este tipo de contrato tem duração máxima de dois anos e atua dentro das regras propostas pela CLT, com retenção de FGTS de 2% sobre o valor de salário.

Para empresas de grande porte, é obrigatório que 5% a 15% dos seus colaboradores sejam jovens aprendizes. Já para micro e pequenas empresas, a contratação é facultativa.

Estágio

como-funciona-o-estágio-de-estudante-universitário

As oportunidades de estágio são oferecidas a estudantes que precisam aprender na prática as funções e rotinas de uma empresa, que já foram abordadas em sala de aula.

Para ser contratado em um estágio, é imprescindível que a pessoa esteja devidamente matriculada em uma instituição de ensino. O tempo de estágio deve se adequar ao horário de aulas e não pode ultrapassar seis horas diárias.

Durante a atuação do jovem na vaga, é obrigatória a presença de um supervisor. Este vai ser responsável por orientar e acompanhar o desempenho do estudante, sem a cobrança de resultados.

Os contratos de estágio obedecem a regulamentação determinada pela Lei nº 11.788/2008 e podem durar até dois anos na mesma empresa.

A modalidade de contrato não tem vínculo empregatício com a empresa e pode seguir dois modelos: o estágio obrigatório e o estágio não obrigatório.

Como funciona o estágio obrigatório? 
O estágio obrigatório está presente nos cursos em que o cumprimento de horas de prática profissional são obrigatórias para adquirir experiência na função e para que o estudante possa concluir a sua formação no curso.

Em muitos cursos de graduação é bastante comum que os estágios obrigatórios não sejam remunerados.   

Como funciona o estágio não obrigatório? 
O estágio não obrigatório é uma atividade opcional. Não é exigido para que o estudante conclua seu curso.

Porém, mesmo não sendo obrigatório, a atividade é essencial para que o jovem adquira o aprendizado prático de uma determinada área, conheça como funciona o mercado e tire suas conclusões de afinidade, decidindo se ele gosta ou não de atuar naquele segmento. 

Os estágios não obrigatórios, geralmente, oferecem uma bolsa-auxílio, vale transporte e férias.

Trainee

como-funciona-o-trainee-e-como-participar

O trainee é um colaborador efetivo da empresa, regulamentado pela CLT e com um salário acima da média.

Os cargos de trainee geralmente são oferecidos por grandes corporações, que buscam identificar os melhores talentos para assumir futuros cargos de liderança.

O programa conta com um processo seletivo mais rigoroso para escolher os jovens recém-formados que se destacam na suas áreas e que têm o perfil que a empresa busca. 

Esses profissionais são submetidos a treinamentos intensos, com a possibilidade de transição por várias funções, viagens e treinamentos de coaching.

O programa de trainee prevê o pagamento de todos os direitos de um colaborador comum, com 13º salário, FGTS, férias e outros e benefícios oferecidos pela empresa.

Esse formato pode durar entre um e dois anos e, na maioria das vezes, os estudantes selecionados permanecem na empresa após esse período.

Veja também:
7 dicas para você fazer um ótimo vídeo currículo
10 profissões que estarão em alta no mercado pós-pandemia
4 passos para desenvolver a inteligência emocional e atuar com leveza no trabalho

Como a Católica SC pode te ajudar a conquistar um estágio ou trainee
Nós temos uma equipe especializada para atender e preparar os estudantes para conquistar uma oportunidade de estágio ou trainee.

Na Central de Carreiras da Católica SC os estudantes podem contar com os serviços que preparam para as entrevistas e processos seletivos. 

São workshops que ajudam o aluno a traçar o planejamento profissional e a adquirir competências socioemocionais, como desenvolver a criatividade, o senso de inovação, capacidade de liderar, entre outras importantes características, agregando ainda mais valor ao currículo.

A nossa equipe de especialistas ainda selecionam as melhores vagas de estágios e empregos da região. Você pode conferir as oportunidades aqui e aproveitar para cadastrar o seu currículo por lá.

Agora que você já sabe as diferenças entre as modalidades de jovem aprendiz, estágio e trainee, é possível analisar em qual momento da sua vida profissional você se encontra e estipular metas para definir qual o perfil de empresa você deseja atuar neste momento ou em um futuro próximo.  

Gostou do post de hoje? Siga nossas redes sociais Facebook e Instagram para ficar por dentro das próximas dicas!

Até mais. 😉 

Fontes: Quero Bolsa, Pravaler, Gupy.