O Centro de Inovação e Pesquisas Tecnológicas – JaraguaTec é a coordenadora do Programa Sinapse de Inovação – Operação SC 2011 para a região norte de Santa Catarina. Em 2010, 8 projetos foram aprovados para a iniciativa, dos quais, 5 estão sendo desenvolvidos por empresas sediadas no JaraguaTec. Tal resultado mostra a consolidação deste Centro de Pesquisas como promotor de ideias inovadoras, que fez com que tivesse nessa oportunidade a melhor média de projetos aprovados no Estado.

O Programa Sinapse de Inovação foi lançado em Jaraguá do Sul, no último dia 18 (terça-feira) no auditório do SESI e reuniu empresários, empreendedores e diretores de grandes empresas da região, que puderam compartilhar cases de sucesso no ramo de inovação. Três etapas compreendem a operacionalização do programa, permitindo aos empreendedores participantes desenvolver ideias sobre novos negócios ou produtos.

As propostas dos participantes do programa serão contempladas através de um processo de capacitação em planejamento para os 500 projetos selecionados, com recomendação dos 200 melhores projetos às incubadoras de empresas catarinenses e, finalmente, com suporte técnico, financeiro e de negócio, com 50 mil reais não reembolsáveis para os 100 projetos finalistas, tendo como novo requisito, uma contrapartida de 2.500 reais por parte de cada beneficiário dos recursos.

Esse projeto está orientado a estimular a produção de ideias inovadoras por parte da comunidade como um todo, mas que envolva na sua essência, uma interação solidária entre empresa e comunidade acadêmica, como forma efetiva de transformar-se numa matriz do desenvolvimento e socialização do conhecimento.

O programa conta com a parceria da FAPESC (Fundação de Aparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e Fundação CERTI.