As acadêmicas da 1ª fase do curso de Moda da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul iniciaram hoje (20) as instalações dos trabalhos do Projeto Integrador I em vários espaços da Instituição. As instalações ficarão montada para interação da comunidade acadêmica e do público em geral até o próximo dia 27 de junho. Os trabalhos foram inspirados em artistas brasileiros, como Romero Britto, Paulico de Jaraguá do Sul, Beatriz Milhazes, Lygia Clark, Bispo do Rosário, Alejadinho entre outros. 

Segundo a professora Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar responsável pela disciplina Projeto Integrado I, a turma foi dividida em 10 equipes e cada grupo desenvolve a pesquisa sobre um artista. “Os acadêmicos fizeram num primeiro passo, um memorial com uma pesquisa teórica, materializaram essa pesquisa com a Instalação justificando e defendendo os elementos usados para compor essa etapa e agora eles irão fotografar e anotar a reação e interação do público com os trabalhos, já que esse é o objetivo da Instalação, interagir com quem observa”, confirma. Há instalações montadas na frente do auditório, no centro do Bloco G e outros locais da Instituição.

Para montar os trabalhos, a docente acrescenta que os acadêmicos utilizaram materiais alternativos e descartáveis como sacolas plásticas, plástico bolha, tijolo descartado, resido têxtil, lona, canudinho, cadeiras de praias quebradas, pneus velhos, entre outros.  Para apresentar a Instalação e apresentar o trabalho ao público, os acadêmicos criaram uma ficha técnica com informações sobre o artista (biografia) e os materiais utilizados no trabalho.

“Nossa intenção com essa atividade é tentar quebrar o paradigma de que a moda é só roupa. Mostramos outra fonte de pesquisa para a área de moda que é a arte”, complementa a professora, acrescentando que esse conceito é conhecido como Wearable art (arte vestível), com a inspiração na arte, utilizando a mesma linguagem visual, cores, formas e texturas.